Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 20 de julho de 2010

Movimento contra a Renda Apoiada lança abaixo-assinado

O Movimento de Associações e Comissões de Moradores contra a Renda Apoiada- Marvila- irá dar início à recolha de assinaturas para um abaixo-assinado, que tem como objectivo apelar aos diferentes orgãos de soberania nacional e entidades, para as injustiças e implicações negativas, decorrentes de uma possível aplicação do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define a renda apoiada nos fogos do IHRU e da Câmara Municipal de Lisboa.

A recolha de assinaturas será efectuada em diferentes bairros onde se verifique a existência de fogos de habitação social, que possam vir a ser afectados com a aplicação da renda apoiada. Após se atingir o objectivo mínimo de 4 mil assinaturas, as mesmas serão posteriormente, entregues aos orgãos de soberania e entidades, entre os quais, se destaca a Assembleia da República, a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e a Presidência da República.

No abaixo-assinado, solicita-se aos assinantes, o seu total apoio ao Movimento.






9 comentários:

  1. Já sabem como é a classe política:

    "O que é hoje verdade, amanhã é mentira"

    Não se pode acreditar no que veículam.

    ResponderEliminar
  2. O Bloco de Esquerda apresentou Projecto de Lei que “Altera o Regime de Renda Apoiada Para Uma Maior Justiça Social”. Pode ser consultado em BLOCODEMARVILA.BLOGSPOT.COM .

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa, mas elucidem-me sobre o seguinte:

    A Câmara Municipal suspendeu a renda apoiada pela inustiça que esta gera para com os moradores.

    Porque razão então, tem que se entregar assinatura para que o governo suspenda também esta lei, ou que proceda à sua alteração?

    Existirão dois pesos e duas medidas?

    Será este um país onde existe uma lei para uns e uma lei para outros? Ou seja, para os moradores da Cãmara é uma lei injusta, mas para o os moradores do IHRU, já não é?

    Tudo bem que se recolham assinaturas, pois não há mal algum nisso, antes pelo contrário, mostra a indignação dos moradores, mas deveríamos era juntar-nos todos à porta da Assembleia da República e não arredar pé.

    ResponderEliminar
  4. A questão é que enquanto a Câmara já se mostrou solidária com as injustiças da renda apoiada, o IHRU, ainda não demonstrou qual é a sua posição sobre o assunto.

    O IHRU continua ainda a fazer de conta que não conhece as injustiças da renda apoiada.

    ResponderEliminar
  5. De facto, enquanto a renda apoiada não for alterada, não se pode confiar na classe política governante para alterar a lei.

    ResponderEliminar
  6. Nem nunca os sucessivos governos se mostraram preocupados em alterar as injustiças da renda apoiada.

    Os tais governos que dizem preocupados com a pobreza social...

    ResponderEliminar
  7. Pois!

    Como o CDS-PP por exemplo..

    ResponderEliminar
  8. É positivo que o Bloco, no seguimento daquilo que o PCP já tinha feito, apresente tambem projecto de alteração á lei da renda apoiada. Ficam duas propostas para aprovação e vamos ver se a direita (PS, PSD e CDS) continuam a votar contra.
    Atenção que a CML só suspendeu a aplicação da Lei nas cedencias precárias já existentes e até a lei ser alterada.
    Continuará a aplicar nos novos arrendamentos ou naqueles que por alguma razão venham a ser alterados.
    E o IHRU, ou seja o ministério, o Governo, continua a plicar a Lei da renda apoiada como se nada fosse.

    ResponderEliminar
  9. As casas poderiam estar á venda pelo valor que pedem se os predios tivessem entrevençao a fundo na sua reabilitação o que não acontece........ Infelizmente o que se passa é que compramos a casa mas ficamos com o menino nas maos e quando existem predios de 12 a 13 pisos com mais de 100 portas por cada habitação ainda mais complexo se torna....... muitos não pagam o condominio e é dificil gerir um predio desta envergadura..... Por outro lado tambem não temos a culpa que o instituto durante estes anos nunca tenha aumentado as rendas consuante os agregados e depois vem dizer que não tem dinheiro e que as rendas sao baixas....... Não digo que não sejam...... Mas quem tinha de gerir esses aumenos eram eles e não é agora numa altura destas que se passam rendas para o valor de 180 a 280 euros mes....... Muitas pessoas que possam comprar as casas esquecem-se que tem outras obrigações e são monetarias

    ResponderEliminar