Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sábado, 29 de janeiro de 2011

Moradores de Almada reúnem-se contra a renda apoiada

Os moradores do Bairro Rosa, localizado em Almada, irão efectuar neste Sábado, dia 29 de Janeiro de 2011, uma reunião com a presença de um representante da Junta de Freguesia do Pragal, de um vereador da Câmara Municipal de Almada e com o deputado do PCP na Assembleia da Republica, Bruno Dias.

A referida reunião, tem como objectivo, definirem-se estratégias de luta contra a aplicação repentina e ilegal da renda apoiada no referido bairro pelo IHRU, que já originou valores de renda elevadíssimos e incomportáveis para os respectivos agregados familiares de habitação social.

4 comentários:

  1. Dou os meus parabéns e faço votos de muitas felicidades e exitos aos elementos eleitos para a Comissão de Moradores do Bairro Cor de Rosa na Margem Sul do Tejo.
    São mais uns dos muitos que erguem as suas vozes contra a injustiça que o Governo PS está através do IHRU a querer impor a Famigerada Lei da Aplicação da Renda Apoiada.
    Juntos dia 4 de Fevereiro nas Galerias da Assembleia da Republica vamos ver quais os Partidos que estão ao lado do Povo e quais aqueles que pactuam com as Leis injustas que o Governo PS está a impor aos mais desgraçados.
    Juntos Venceremos
    Todos em Força para a Assembleia da Republica.

    ResponderEliminar
  2. A Assembleia da República que se prepare, que os moradores, não vão desistir...

    ResponderEliminar
  3. O IHRU julgava que iria encontrar os moradores de Almada, desunidos e acomodados, mas enganou-se.

    Os moradores, mais do que nunca, estão unidos nesta luta contra a vergonha da renda apoiada.

    ResponderEliminar
  4. Para conhecimento público , Moção aprovada por unanimidade em reunião de moradores do Bairro Rosa com mais de 300 participantes


    Em Outubro de 2010 , o IHRU, Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, deliberou proceder às actualizações das rendas, invocando a legislação do regime de renda apoiada de 1993, dos moradores no Bairro Rosa, no Plano Integrado de Almada.

    Em finais de Dezembro, aquele Instituto Público, tutelado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, dá a conhecer o valor que cada inquilino ou família vai passar a pagar, já a partir de Março.

    A brutalidade dos aumentos, mesmo que faseada em cinco anos, leva a que já de imediato se verifique aumentos superiores a 200%.

    Considerando a realidade socioeconómica das famílias, muitas vezes dramáticas, fruto das dificuldades acrescidas criadas pelos aumentos dos impostos e custos de bens essenciais, ao mesmo tempo que se congela as pensões e reformas, se corta nos salários e nos apoios sociais, é inaceitável que o Governo, senhorio destes fogos, se comporte como qualquer especulador da política de habitação.

    Esta situação demonstra a necessidade urgente da revisão da legislação citada, Regime de Renda Apoiada, de forma a melhorar os critérios sociais para efeitos de cálculo da renda, já que, como estão, obrigam a um esforço desmesurado, sobretudo para as famílias de mais baixos rendimentos.

    Assim, os moradores no Bairro Rosa reunidos no dia 29 de Janeiro de 2011, nas instalações da Escola Básica Rogério Ribeiro decidem:

    1 Repudiar os aumentos das rendas pretendidos pelo Governo exigindo a sua imediata suspensão, até que seja revista e melhorada a legislação enquadradora, D.L. nr.166/93, de 7 de Maio.

    2 Constituir uma comissão representativa de moradores no Bairro a fim de dinamizar as acções a levar à prática;

    3 Promover um abaixo-assinado junto de todos os moradores e entrega do mesmo ao Governo;

    4 Convocar novo plenário de moradores para a segunda quinzena de Fevereiro.

    Esta moção, se aprovada, deve ser enviada ao Presidente da República, 1º Ministro, Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, Grupos Parlamentares na A.R, Provedor de Justiça, IHRU e Comunicação Social


    http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=13842

    ResponderEliminar