Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Moradores de bairro de Marvila alertam CML para degradação das habitações

 Os moradores de cinco lotes do bairro do Condado, na freguesia de Marvila, alertaram, esta quarta-feira, para a degradação das habitações, nomeadamente para a instabilidade das estruturas e para situações de infiltração, pedindo a intervenção da Câmara de Lisboa.


(...)

" Noticias ao Minuto", 30 de Novembro de 2022


sábado, 5 de novembro de 2022

Governo aprova programa para investir 2,377 mil milhões no parque público de habitação

 O Governo aprovou esta quinta-feira uma proposta de Programa Nacional de Habitação, que prevê no seu conjunto 22 medidas e um investimento de 2,377 mil milhões de euros até 2026 para o alargamento do parque público de habitação. 

(...) 


" Diário de Notícias", 3 de Novembro de 2022

Câmara do Porto rejeita aumentar rendas nos bairros em 2023

 Os contratos de habitação no Porto, em regime de arrendamento apoiado, não verão as suas rendas aumentar no próximo ano. O Município anunciou esta quarta-feira que "não irá aplicar o coeficiente de atualização proposto pelo Governo".

(...)


" Jornal de Notícias", 2 de Novembro de 2022

domingo, 30 de outubro de 2022

Porto pede mais acção do IHRU para combater problemas de habitação

Proposta de recomendação da CDU abriu debate no executivo. Entre muita discórdia, houve um ponto de acordo: o IHRU deve ser “o grande promotor público imobiliário”.


(...)

Lisboa cria grupo para analisar situação social das famílias despejadas

A Câmara de Lisboa aprovou hoje uma proposta do BE para a criação de um grupo de trabalho para analisar as condições sociais das famílias sujeitas a procedimento de despejo e/ou desocupação, incluindo os serviços municipais.

(...)

" Notícias ao Minuto", 12 de Outubro de 2022

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

PCP apresentou projecto de lei para a não actualização de valores de renda em regime de arrendamento apoiado


O Grupo Parlamentar do PCP apresentou, no dia 19 de Setembro de 2022, na Assembleia da República, um projecto de lei, visando a não actualização de valores de renda, no âmbito do regime de arrendamento apoiado, para o ano de 2023.

A  medida, insere-se no contexto da actual, caracterizado pela acelerada degradação das condições de vida dos respectivos agregados familiares, com o aumento dos preços e perca de poder de compra.

Ver Projecto de Lei do PCP



segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Governo quer aumentar parque habitacional público de 2% para 5%

O Governo pretende aumentar o parque público habitacional dos atuais 2% para 5% nos próximos anos, com o objetivo de se aproximar progressivamente da média europeia. A garantia foi dada esta quinta-feira (8 de setembro de 2022) pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

(...)

" Idealista", 8 de Setembro de 2022

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Lisboa: travão ao aumento de preços da habitação municipal em 2023

 O presidente da Câmara de Lisboa defendeu esta quarta-feira (7 de setembro de 2022) o não aumento dos preços da habitação municipal, inclusive do arrendamento apoiado e da renda acessível, durante 2023, medida que pretende responder à inflação e que beneficiará “cerca de 21 mil famílias”.


(...)

Idealista, 8 de Setembro de 2022

domingo, 31 de julho de 2022

Habitação social: apenas 2% das casas foram atribuídas

Aderiram 185 câmaras ao programa de apoio ao acesso à habitação a quem vive em condições indignas. A taxa de contratualização é de 6% e a de conclusão apenas de 2%. As dificuldades têm vindo a aumentar nas fases de contratualização e de obras devido à inflação.


(...) 


Esquerda.net, 29 de Julho de 2022

terça-feira, 26 de julho de 2022

Lisboa concentra 22% de toda a habitação social portuguesa

Estudo feito pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e divulgado esta segunda-feira faz o retrato do bem-estar da população nos municípios portugueses. Territórios mais urbanos têm maiores rendimentos brutos anuais e a maior parte da população vive em apenas 30 municípios. Ao DN, Rosário Mauritti explica as metodologias e conclusões.


" Diário de Notícias", 25 de Julho de 2022

quarta-feira, 13 de julho de 2022

IHRU despeja famílias que ocuparam casas e estão em lista de espera do IHRU

 

Com a pressão crescente no mercado imobiliário, o fenómeno da ocupação de casas desabitadas do parque habitacional do Estado tem vindo a aumentar. Associações acusam o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) de fazer despejos até de famílias que estão na lista de espera do IHRU há anos. 


(...)

terça-feira, 10 de maio de 2022

Governo vai criar grupo de trabalho para analisar resposta da Europa em matéria de habitação

 

Ministro da Habitação afirmou que será criado um grupo de trabalho "para perceber o que se está a passar na Europa" e a funcionar em matéria de habitação. 

(...)

 

Eco online, 9 de Maio de 2022

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Despejos no bairro Carlos Botelho deixaram 19 pessoas sem casa. O que se passa no bairro cujo nome já chegou ao Governo?

A Câmara Municipal de Lisboa está a ser questionada pelos despejos de cinco famílias de um bairro das Olaias. Oposição, associação HABITA e moradores falam em “despejo ilegal”. Gebalis e vereadora da Habitação garantem ter respeitado a lei. O caso já chegou ao Governo. Afinal, onde mora a razão? 

(...)

Mensagem, 28 de Abril de 2022

PSP e IHRU despejam várias famílias em Aveiro, sem apresentar alternativas

MAI abre inquérito à actuação da PSP em despejos em bairro nas Olaias

 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Promessa de acabar com carência habitacional nos 50 anos do 25 de abril não será cumprida

 Em 2018, António Costa prometia acabar com “todas as situações de carência habitacional” até abril de 2024. Os números estavam subestimados e, com o atual nível de investimento público, o objetivo está longe de poder ser cumprido. O Bloco já tinha alertado para a situação várias vezes.

 (...)

Esquerda.net,  25 de Abril de 2022

 

 

segunda-feira, 4 de abril de 2022

terça-feira, 29 de março de 2022

segunda-feira, 28 de março de 2022

Marina Gonçalves mantém-se como Secretária de Estado da Habitação


Marina Gonçalves, irá manter-se como Secretária de Estado da Habitação, no novo Governo Constitucional, que se irá iniciar a 30 de Março de 2022 e que desempenhará funções até Outubro de 2026, na sequência das últimas eleições legislativas realizadas no passado dia 30 de Janeiro de 2022.

A Governante, que já desempenhou o cargo de deputada na Assembleia da República e de vice-presidente da bancada parlamentar do PS, tormou-se Secretária de Estado da Habitação, em Setembro de 2020, substituindo, na altura, Ana Pinho, que não terminou a então legislatura, devido a alegados motivos pessoais.

Dos 38 secretários de Estado, 15 são novos e 23 são repetentes 

ECO, 23 de Março de 2022

Costa mantém governantes da Habitação: mais casas para todos é a meta

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Habitação social em Portugal: este guia responde a todas as questões

 

Comprar ou arrendar casa não é uma tarefa fácil em Portugal. Muitas são as famílias com carências económicas, que dificilmente conseguem encontrar casas que consigam pagar. Os preços das casas estão a subir em flecha e este cenário está a piorar o acesso à habitação e "ameaça aumentar as desigualdades pré-existentes”, concluiu um relatório recente da OCDE. E quais são as soluções para estas famílias? Uma delas é recorrer ao programa de habitação social, que surgiu para dar respostas a este nível de norte a sul do país. Mas do que se trata? E quem pode pedir este apoio? Neste guia preparado pelo idealista/news, respondemos a todas as questões sobre habitação social em Portugal.

(...)

 

Idealista/News