Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Habitação social em Portugal: este guia responde a todas as questões

 

Comprar ou arrendar casa não é uma tarefa fácil em Portugal. Muitas são as famílias com carências económicas, que dificilmente conseguem encontrar casas que consigam pagar. Os preços das casas estão a subir em flecha e este cenário está a piorar o acesso à habitação e "ameaça aumentar as desigualdades pré-existentes”, concluiu um relatório recente da OCDE. E quais são as soluções para estas famílias? Uma delas é recorrer ao programa de habitação social, que surgiu para dar respostas a este nível de norte a sul do país. Mas do que se trata? E quem pode pedir este apoio? Neste guia preparado pelo idealista/news, respondemos a todas as questões sobre habitação social em Portugal.

(...)

 

Idealista/News

2 comentários:

  1. Há pouco mais de 20 anos que a economia portuguesa encontra-se estagnada e os salários, continuam a ter aumentos residuais que pouco acompanham a inflação e o poder de compra.

    No entanto, o estado português, conseguiu a proeza de criar uma legislação com o nome de renda apoiada/arrendamento apoiado, que permite apurar valores de renda muito superiores ao verdadeiro rendimento e verdadeiro poder de compra dos moradores de fogos de habitação social, numa lógica verdadeiramente desfasada da realidade das famílias.

    A Câmara Municipal de Lisboa, não tem dinheiro para efectuar obras nos seus fogos de habitação social, no entanto, tem dinheiro para aumentar de uma forma inaceitável os seus assessores em milhões de euros, como se pode visualizar na seguinte notícia:

    Câmara de Lisboa já nomeou 76 assessores que custam mais de 4,7 milhões em dois anos. E vêm mais a caminho


    ResponderEliminar