Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Governo quer aumentar parque habitacional público de 2% para 5%

O Governo pretende aumentar o parque público habitacional dos atuais 2% para 5% nos próximos anos, com o objetivo de se aproximar progressivamente da média europeia. A garantia foi dada esta quinta-feira (8 de setembro de 2022) pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

(...)

" Idealista", 8 de Setembro de 2022

2 comentários:

  1. A construção de bairros sociais que se verificou em Portugal após o 25 de Abril de 1974, concretizada pelo PS e pelo PSD, foi uma verdadeira aberração urbanística e um " crime de lesa a cidade", que não deve ter continuidade no futuro.

    Os bairros sociais que surgiram em Portugal após o 25 de Abril de 1974, além de terem sido mal construídos, isolados do resto da sociedade, foram deixados ao abandono durante décadas pelo estado português, que agora, através do IHRU, pretende que os respectivos moradores paguem valores milionários e incomportáveis de renda apoiada, com processos em Tribunal sobre esses mesmos moradores, que são pessoas que vivem com dificuldades financeiras.

    ResponderEliminar
  2. Muitos dos bairros sociais que foram construídos em Portugal após o 25 de Abril de 1974, localizavam-se, na altura, em locais considerados periféricos e que hoje, apresentam uma determinada centralidade geográfica.

    Após décadas de abandono por parte do estado português, em 2012, o então Governo do Passos Coelho e o então presidente do IHRU, Victor Reis, com o seu pensamento fascista-liberal, decidiram aplicar a renda apoiada aos respectivos moradores de fogos de habitação social do IHRU em Portugal, modificando os respectivos contratos de arrendamento social para a renda apoiada.

    Além disso, o Governo do PSD/CDS/PP, alterou, em 2014, a legislação da renda apoiada para arrendamento apoiado, tornando o respectivo diploma legal ainda mais injusto, em prejuízo dos moradores.

    O objectivo, era o de mercantilizar a habitação social, em prol dos interesses financeiros do estado, dos " boys" dos partidos políticos e do Governo, bem como, expulsar os respectivos moradores, no sentido de o IHRU efectuar novos contratos de renda apoiada.

    ResponderEliminar