Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 17 de março de 2015

Protestos em Lisboa contra a lei da renda apoiada


Cerca de quatro centenas de pessoas oriundas de vários bairros sociais do país manifestaram-se em frente à Assembleia da República, Lisboa, contra a nova lei da renda apoiada.

A ação de protesto, convocada pelo Instituto de Apoio aos Bairros Sociais (IBS), iniciou-se junto ao Largo do Rato e terminou em frente à escadaria da Assembleia da República, onde ao som de gaitas de fole e tambores, os cerca de quatro centenas manifestantes entoaram palavras de ordem contra o Governo e pediram a demissão do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Em causa está a nova lei da renda apoiada, que entrou em vigor no início do mês e prevê, entre outros aspetos, que se determine o valor a pagar pelos rendimentos brutos e não os líquidos dos arrendatários e que não se tenha em conta que os arrendatários mais antigos podem ter "doenças crónicas e despesas com medicamentos".

Outras críticas ao novo quadro legal são os despejos administrativos caso a casa seja desocupada por, pelo menos, seis meses, que "pode ser por internamento ou visita à família", e por falta de pagamento quando há litígio com as empresas gestoras dos bairros.

(...)


" Jornal de Notícias", 17 de Março de 2015

"Correio da Manhã", 17 de Março de 2015  

" Ionline", 17 de Março de 2015

" Esquerda.net", 17 de Março de 2015 

2 comentários:

  1. A nova lei para a habitação social, que entrou em vigor a 1 de Março de 2015, tem como objectivo efecuar despejos na habitação social.

    Foi promulgada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a negligêcia por parte da Presidência da República, que não teve a dignidade e a coragem de receber os representantes dos moradores...

    ResponderEliminar
  2. A hipocrisia dos partidos políticos, é "falarem" da revogação da lei.

    Mas, quem tem a maioria na Assembleia da República, não permite a revogação da lei.

    O cinismo dos partidos políticos, consiste em dizerem que a lei é injusta, mas, não têm a coragem de enviar a lei para o Tribunal Constitucional...

    ResponderEliminar