Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Representantes dos moradores recebidos na AR e na CML

No seguimento de um pedido de reunião, efectuado, alguns elementos do Grupo de Delegados e de Moradores de Lote do Bairro das Amendoeiras, foram recebidos na Assembleia da Republica, no dia 15 de Fevereiro de 2011, pelo Deputado do PS, Horácio Antunes. Como convidados, estiveram presentes na mesma reunião, dois representantes do Bairro Rosa, localizado em Almada.

Na reunião, foram colocados vários temas ao referido deputado Horácio Antunes, que os moradores gostariam que o PS tomasse em consideração e os resolvesse e que são os seguintes:

-
Suspensão da aplicação da renda apoiada por porte do IHRU até que a lei seja alterada.

-O que o Governo está disposto a efectuar em termos de alterações de fundi à lei da renda apoiada.

-Quais os critérios utilizados pelo IHRU para que os valores das casas sendo iguais, apresentem valores diferentes.

-Quais as razões para que os moradores do Bairro das Amendoeiras paguem as obras do edificado onde moram.

-As razões porque o deputado do PS Miranda Calha não insiste com o IHRU na entrega dos documentos que levaram à atribuição do valor das andares a alienar.


O referido deputado tomou notas das respectivas pretensões e informou que dentro de alguns dias informaria acerca das diligências tomadas.

No mesmo dia, pelas 18 horas, alguns elementos do MOVIMENTO CONTRA A RENDA APOIADA foram recebidos pela Vereadora do Pelouro da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Helena Roseta, que os informou que a Câmara de Lisboa vai aplicar a Renda Rendimentos nos seus fogos de habitação social, tendo entregue um Plano pormenorizado das medidas que a Câmara irá aplicar no edificado que gere.

26 mil rendas de habitação social revistas

"Correio da Manhã", 15 de Fevereiro de 2011

9 comentários:

  1. A Câmara Municipal de Lisboa, não avançou com a renda apoiada nos seus fogos de habitação social, mas, irá agora, avançar com a renda-rendimentos.

    Mas, no fundo, é o mesmo, o que muda é o nome.

    ResponderEliminar
  2. A Câmara Municipal de Lisboa, é um bom exemplo do desespero em que vivem as instituições do estado em Portugal.

    Durante anos, a Câmara Municipal de Lisboa, praticou uma ruinosa gestão.

    Agora, que se encontra quase falida, vem tentar fazer dos moradores dos fogos de habitação social, como "bodes expiatórios" da falta de finanças da câmara.

    E porque motivo, os veadores da Câmara, não reduzem os seus exagerados acessores e os seus ordenados a mais?

    A culpa da más finanças da Câmara não são os moradores, mas sim, as mordomias, assessores e gastos desnecessários que a câmara apresenta todos os anos, inutilmente.

    ResponderEliminar
  3. E tal como a Câmara de Lisboa, o IHRU, pretende também fazer dos moradores os "bodes expiatórios" das más finanças do estado.

    ResponderEliminar
  4. Como seria de esperar, a CML está preparando o aumento das rendas a pretexto...das finanças e das dívidas...pergunta de quem é a culpa? Dos moradores na sua maioria trabalhadores que ganham 500 a 600 euros por mês...os que ganham? Ou da gestão especulativa e danosa (vulgo Gebalis)da autarquia e as suas diversas vereações? Nós vamos para última opção, naturalmente...portanto só existe uma forma de conter esta situação, a luta...

    ResponderEliminar
  5. Arrombem a porta que o governo está morto em casa...

    A moda agora é encontrarem-se idosos em casa, falecidos há não sei quanto tempo.
    Pois bem: decerto o mesmo aconteceu ao governo, que ninguém o vê há meses.
    Teixeira dos Santos, Dulce Pássaro, Luís Amado, Alberto Martins (antigamente ainda se falava em Justiça, agora já nem vale a pena), Vieira da Silva (este era o ministro da economia!!!...) António Serrano, António Mendonça (o do TGV), Ana Jorge (ministra da Gripe A), Mariano Gago (ministro dos estudantes pobres que abandonam as universidades), Gabriela Canavilhas e Jorge Lacão (este já o "faleceram", seguramente, com aquela tirada da redução dos deputados... então e depois como é que os playboys vinham para os bares de província gabar-se que "sacam" 6000 euros mais carro???)
    Deve estar tudo a fazer tijolo, excepto Rui Pereira que, quanto mais asneiras fizer, mais imortal se torna.
    Mandem lá a PSP a casa porque até aqui ela não podia fazer nada sem mandado e agora rebenta tudo à mínima suspeita.

    ResponderEliminar
  6. 1 milhão na Avenida da Liberdade pela demissão de toda a classe política

    O movimento já tem mais de 20 mil adeptos no facebook em apenas alguns dias.
    A honestíssima classe politica já tentou por vários meios furar o movimento infiltrando-se nele e tentando esvaziá-lo.
    Há quem defenda uma atitude semelhante à que se verificou no Egipto. Acampar no centro de Lisboa até que aquela gente séria e incorruptível que se (perdão: nos) tem governado, resolva fugir para uma estância termal.
    Outros advogam um cerco ao palácio de Belém e de São Bento e não deixar fugir ninguém sem passar pela fila do cachaço.
    Como eu sou partidário da não-violência, defendo que os portugueses devem, pacificamente, deixar os senhores retirarem-se para os seus aposentos nas Quintas da Marinha ou da Coelha; em qualquer dos casos propriedades humildes arduamente ganhas com o trabalho de uma vida dedicada à Coisa Pública.
    Não há que os reter em lado nenhum.
    Pelo contrário!

    ResponderEliminar
  7. Estão todos a falar mal dos nossos "Governantes"
    Mas não o deviam fazer...
    Vejam o caso Armando Vara que andam para ai a dizer "Cobras e Lagartos" do Senhor, quando ele está tão pobre que foi ao posto médico para obter um atestado. Atestado médico não era um atestado de pobreza.
    Coitado do Senhor porque tinha que apanhar um avião passou á frente dos "arrogantes velhotes reformados" que não tinham nada que fazer, pelo que podiam esperar porque o Senhor estava com pressa...
    Meus amigos isto só com "porrada" é que lá vai...
    Zé Parvo abre o olho!!!

    ResponderEliminar
  8. A alteração rependtina que a Câmara Municipal de Lisboa irá efectuar aos respectivos contratos de arrendamento sociais, é uma ilegalidade, por violação dos direitos, liberdades e garantias, consagrados na Constituição da República Portuguesa.

    ResponderEliminar
  9. Como a câmara de Lisboa, encontra-se desesperada do ponto de vista financeiro, e como assumiu o compromisso público de que não iria aplicar a renda apoiada enquanto não for alterada, vai agora, aplicar um sistema de arrendamento parecido com a renda apoiada, mas sem o nome "renda apoiada".

    A isto, chama-se uma operação de cosmética para atirar areia para os olhos dos moradores.

    È esta a política para os cidadãos de Lisboa...

    Uma vergonha.

    ResponderEliminar