Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AML aprova nova moção pela alteração da renda apoiada

A Assembleia Municipal de Lisboa, aprovou, hoje, dia 8 de Fevereiro de 2011, por maioria, uma moção do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda que reforça o apelo à Assembleia da República para que altere o Decreto-Lei 166/93, de 07 de Maio, que define a renda apoiada, introduzindo uma maior justiça no arrendamento social e corrigindo as injustiças que afectam os mais socialmente desprotegidos.

Esta é assim, a segunda vez que a Assembleia Municipal de Lisboa, aprova uma moção pela alteração da renda apoiada na Assembleia da República, após ter aprovado, no dia 29 de Junho de 2010, igualmente uma moção que apelava na altura, a suspensão da renda apoiada na Câmara e a sua alteração na Assembleia da República.


(...)

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Reunião de 08 de Fevereiro de 2011 delibere:

(...)

2. reforçar o apelo à Assembleia da República para que altere o Decreto-Lei 166/93, de 07 de Maio, introduzindo uma maior justiça no arrendamento social e corrigindo as injustiças que afectam os mais socialmente desprotegidos



Ver Moção do Bloco de Esquerda aprovada na AML

Ver informação sobre a aprovação da Moção

8 comentários:

  1. Somente o Governo e o IHRU, é que continuam a querer vender a banha da cobra aos moradores e a tentar impingir a atrocidade da renda apoiada...

    ResponderEliminar
  2. O PS chumbou a alteração da renda apoiada na Assembleia da República, mas aprovou a alteração da renda apoiada na Assembleia Municipal de Lisboa.

    Ora aqui está o PS dos dois pesos e das duas medidas...

    ResponderEliminar
  3. Ao PS, na Câmara Municipal de Lisboa, dá jeito votar a favor da alteração da renda apoiada, para não perderem os votos dos eleitores de Lisboa.

    Mas o PS na Assembleia da República, os tais "boys", seguem a mesma linha anti-social do Governo.

    O PS na Assembleia da Reública, não mais obedece às indicações dadas pelo Governo.

    ResponderEliminar
  4. De facto, esta questão da renda apoiada, não pode ficar esquecida na prateleira, tal como fez a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, à sugestão da Provedoria de Justiça, no sentido de alteração da renda apoiada.

    ResponderEliminar
  5. O Bloco fez um bom trabalho e não esteve sozinho, toda a esquerda inclusive PS votaram favoravelmente. Contudo na nossa opinião a Vereadora Helena Roseta teve, de facto, uma intervenção de alto nivel sobre o assunto na reunião de hoje, lamentando por mais que uma vez a tomada de posição do PS na AR.


    BlocodeMarvila

    ResponderEliminar
  6. É necessário que os moradores continuem mobilizados, porque não basta moções de boas intenções para conter a politica deste governo. Basta ver a posição oportunista do PS, de duas caras.

    ResponderEliminar
  7. É lamentável como existindo uma votação com a importância que esta votação pela alteração da renda apoiada da Assembleia Municipal de Lisboa representa, os meios de comiunicação social, não fizeram referência à mesma votação.

    A isto, chama-se mau jornalismo.

    Um tipo de jornalismo que deixa de parte assuntos que são importantes para a vida dos cidadãos.

    ResponderEliminar
  8. Os Orgão de Comunicação ou não podem ou não querem divulgar.
    Os Moradores do Bairro das Amendoeiras, em Marvila, têm vindo a divulgar os vários problemas existentes com o IHRU.
    São as Obras que estão a ser efectuádas nos Lotes e que ultrapassam os prazos previstos; são as grandes derrapagens nos orçamentos acordados.
    É o faz e desfaz, porque que os Engenheiros do IHRU não se entendem e o "ZÉ PAGODE" a pagar...
    No Lote 1 uma rampa já foi feita e desfeita inumeras vezes. Nesta data ainda se pode observar a rica obra que está feita.
    Também sobre o valor das casas que o IHRU está a vender aos Moradores, cada casa tem o seu preço. Casas completamente iguais no mesmo prédio a diferença de valor chega a atingir 1.700€ (1.400 contos) sem que o IHRU nem a Secretária do Estado saibam explicar o porquê da existencia destas diferenças.
    A Ministra correu com O Engº Nuno Vasconcelos ex-Presidente do IHRU mas continua a não saber explicar quais os critérios utilizados para as enormes diferenças verificadas.
    a Comunicação Social já foi sido alertada para estas anomalias, continua a não divulgar. Está SILENCIADA....
    MAU JORNALISMO...

    ResponderEliminar