Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Habitação social vazia daria casa a mais sete mil famílias

Segundo o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana são precisas, por isso, novas políticas para a habitação. E conclui que para resolver o problema da habitação em Portugal são precisos mais de 1.700 milhões de euros.


TVI, 26 de Fevereiro de 2018


Mais de 50% das famílias com carências habitacionais são arrendatárias

Em Portugal há 26 mil famílias sem uma habitação digna

10 comentários:

  1. Como uma vez referiu o ex-presidente do IHRU, Vitor Reis, num entrevista concedida ao jornal PÚBLICO, em Maio de 2013, "O IHRU é um dos piores senhorios do país".

    ResponderEliminar
  2. O IHRU, que apresentou um estudo que indica que existem graves carências habitacionais em Portugal e que a maior parte das famílias com carências habitacionais são as arrendatárias, é o mesmo IHRU que desde 2012, tem vindo a desenvolver uma política de habitação baseada nos elevados e incomportáveis valores de renda apoiada em habitação social, sendo igualmente, o mesmo IHRU que apresentou processos em Tribunal para despejar os seus moradores!

    Além disso, é o mesmo IHRU que não efectua obras de conservação e não efectua inspecções de gás nos seus fogos de habitação social, violando o disposto na lei sobre a mesma matéria.

    O IHRU apresenta estudos habitacionais que contrariam a política de habitação desenvolvida pelo próprio IHRU.


    Cada vez mais se prova que a política de habitação que tem vindo a ser desenvolvida pelo IHRU, encontra-se errada e agora, com o contributo do próprio IHRU!...

    ResponderEliminar
  3. Vergonha, neste país, existirem famílias com graves carências habitacionais e simultaneamente, existirem milhares de fogos de habitação social vazios!

    Isto é demonstrativo da forma despreziva como o estado português trata a habitação social e as famílias carenciadas, com o contributo do IHRU, que não mais do que é um porta voz da respectiva política vergonhosa de habitação social em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Portugal é um dos países da Europa Ocidental com o mais reduzido parque de habitação social existente e por consequência, insuficiente para as necessidades das respectivas famílias carenciadas.

    Mesmo assim, tanto, o Governo ( Primeiro, com o PSD/CDS/PP e depois, com o PS), como o IHRU, têm-se esforçado, nos últimos anos, para destruir a reduzida e insuficiente habitação social que existe em Portugal.

    A política de habitação social em Portugal, tem sido péssima e o verdadeiro exemplo do que não deve ser feito em matéria de habitação social.

    ResponderEliminar
  5. O PS, tanto na Assembleia da República, bem como, no Governo, continua a não se mostrar interessado em melhorar a política de habitação social em Portugal.

    ResponderEliminar
  6. O IHRU, é na realidade um dos piores exemplos em Portugal, relaccionado com a gestão pública da habitação e tem sido, através do IHRU, que os Governos do PSD-CDS/PP e do PS têm desenvolvido alguns dos maiores ataques aos mais desfavorecidos em Portugal, nos últimos anos.

    A forma como o Estado Português, através dos seus governos têm tratado a habitação social nos últimos 30 anos, é altamente vergonhosa e digna de um país de terceiro mundo disfarçado.

    ResponderEliminar
  7. Para a gestão habitacional do IHRU, somente interessa extorquir o máximo de dinheiro aos respectivos moradores, não assegurando o IHRU, uma gestão minimamente aceitável dos respectivos fogos de habitação social, em todos os seus aspectos.

    Presentemente, e desde há cerca de 6 anos a esta parte, o IHRU não apresenta as condições mínimas para gerir fogos de habitação social.

    ResponderEliminar
  8. Portugal, é um pais que apresenta uma política de habitação pública, muito aquém do desejável.

    A nova Secretaria de Estado da Habitação, tem sido apenas uma entidade formal, que, desde que foi criada, muito pouco tem feito pelo sector da habitação em Portugal, tendo sido, na prática, uma manobra do Governo do PS, para enganar o eleitorado relativamente ao sector da habitação em Portugal.

    A nova Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho (à excepção de algumas declarações que tem proferido em determinados meios de comunicação social, para enganar o povo) tem sido uma nulidade na matéria.

    ResponderEliminar
  9. A austeridade disfarçada do Governo do PS continua e também, na habitação social.

    Basta analisar a forma como o PS trata a habitação social em Portugal, fazendo de conta que se encontra solidário com os problemas do sector, mas, que, na realidade, o que conta para o PS, são as contas públicas, relativamente à área da habitação.

    ResponderEliminar