Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



segunda-feira, 19 de outubro de 2020

IHRU prometeu novas janelas mas palavras voaram com o vento

Soraia Mendes, 32 anos, nasceu, cresceu e vive até hoje na mesma casa no Bairro Amarelo, no Monte da Caparica, construído nos anos 80. Em setembro, a propósito das declarações da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, sobre a “vista invejável” do bairro, Soraia falou com i sobre as condições da casa onde está com os três filhos: não tem vidros nas janelas.

 

(...)

 

 " Ionline", 19 de Outubro de 2020

 

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Orçamento do IHRU mais do que duplica para 317,6 milhões em 2021

 O  orçamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai ser ainda maior no próximo ano. De acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) a que o ECO teve acesso, este instituto público vai ter disponíveis 317,6 milhões de euros para pôr em práticas as políticas de habitação do Governo. São mais 180 milhões de euros do que este ano.

 

(...)

 

ECO online, 12 de Outubro de 2020

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Lei de Bases da Habitação: primeiro decreto-lei já foi publicado em Diário da República

 O primeiro decreto-lei que regulamenta a Lei de Bases da Habitação foi publicado em Diário da República, adaptando os programas 1.º Direito, Porta de Entrada e de Arrendamento Acessível, bem como a orgânica do Instituto da Habitação. O diploma, que entra em vigor no dia 2 de novembro de 2020 – com exceção das adaptações do Programa de Arrendamento Acessível (PAA), que apenas são aplicadas 90 dias após a publicação, ou seja, no fim de dezembro –, surge um ano depois da entrada em vigor da lei de bases, adequando a esta legislação aos instrumentos da denominada Nova Geração de Políticas de Habitação.

(...)

 

" Idealista", 6 de Outubro de 2020 

 

Ver Decreto-Lei