Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 29 de maio de 2018

Pobreza e má habitação: duas faces da mesma moeda

As pessoas mais pobres são também aquelas que têm piores condições de habitação. As famílias em risco de pobreza têm uma taxa de sobrelotação da habitação mais de duas vezes acima daquelas que não estão em risco de pobreza. Da mesma forma, as famílias com crianças dependentes, tipicamente com maiores índices de pobreza, apresentam uma taxa de sobrelotação da habitação cinco vezes superior às famílias sem crianças a cargo.

(...)

Artigo de Opinião

Esquerda.net, 28 de Maio de 2018

segunda-feira, 14 de maio de 2018

A precariedade e a luta contra os aumentos coabitam nos bairros do IHRU

Construídos há cerca de 40 anos, os bairros de Gondar e de S. Gonçalo quase não sofreram obras de melhoramento até hoje. No primeiro caso, a degradação é visível e encerra potenciais riscos para a saúde pública. Além disso, os moradores continuam com um processo em tribunal contra o IHRU, em virtude dos aumentos das rendas.

(...)

PÚBLICO, 13 de Maio de 2018

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Deputado do BE diz que IHRU garante que não haverá despejos em Guimarães

O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares diz que a Presidente do IHRU deu garantias de que não haverá despejos de moradores. Pedro Soares reuniu esta quinta-feira com Alexandra Gesta, tendo recebido a garantia de que o IHRU está aberto a uma solução negociada com os moradores dos seus prédios de Guimarães, concretamente S. Gonçalo, Senhora da Conceição e Gondar.


"Guimarães Digital, " 3 de Maio de 2018 

DEPUTADOS ACREDITAM NUM ACORDO ENTRE IRHU E MORADORES DO BAIRRO DE S. GONÇALO

terça-feira, 1 de maio de 2018

Deputado do BE teme que IHRU provoque grave crise social em Guimarães

O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares teme que ocorra em Guimarães uma "grave crise social". Em causa está o conflito entre os moradores dos bairros sociais e o IHRU e o recente prazo estabelecido pelo Instituto para que os moradores liquidem valores de renda em atraso, como diz Jerónimo Couto, da Associação de Moradores de S. Gonçalo.

(...)


"Guimarães Digital", 30 de Abril de 2018

DEPUTADO DO BE FALA DE UMA “CRISE SOCIAL” EM GUIMARÃES

Deputados do BE e PCP reúnem com inquilinos do IHRU