Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 29 de maio de 2018

Pobreza e má habitação: duas faces da mesma moeda

As pessoas mais pobres são também aquelas que têm piores condições de habitação. As famílias em risco de pobreza têm uma taxa de sobrelotação da habitação mais de duas vezes acima daquelas que não estão em risco de pobreza. Da mesma forma, as famílias com crianças dependentes, tipicamente com maiores índices de pobreza, apresentam uma taxa de sobrelotação da habitação cinco vezes superior às famílias sem crianças a cargo.

(...)

Artigo de Opinião

Esquerda.net, 28 de Maio de 2018

8 comentários:

  1. O parque de habitação Social em Portugal, comparativamente aos outros países da Europa Ocidental, é reduzido e insuficiente para responder às necessidades e procura habitacional dos mais desfavorecidos.

    ResponderEliminar
  2. Além do péssimo estado de conservação dos fogos de habitação social em Portugal, sobretudo, do IHRU, a péssima gestão do mesmo IHRU, desde 2012, aliada à aplicação da renda apoiada, com os seus altos e incomportáveis valores de renda, somente vieram agravar ainda mais os problemas existentes dos respectivos moradores de fogos de habitação social.

    ResponderEliminar
  3. A lei da renda apoiada, continua ainda injusta, mesmo com as alterações que foram efectuadas em 2016, na Assembleia da República.

    ResponderEliminar
  4. Ainda que as diferentes associações de moradores, tenham e têm dado um contributo positivo para a luta dos moradores pelos seus direitos habitacionais, é lamentável que existam partidos políticos que se infiltrem nas respectivas lutas associativas, apenas para tirarem proveito da lutas dos moradores em prol dos mesmos partidos políticos e dos seus responsáveis...

    ResponderEliminar
  5. Portugal é um país onde existe um nível de corrupção de estado muito elevado e que, naturalmente, prejudica a qualidade de vida dos cidadãos em todas as suas vertentes e também, na habitação.

    A falsa propaganda do Governo e dos partidos políticos sobre a habitação, é bem visível e somente, serve para disfarçar os verdadeiros problemas que existem no sector da habitação em Portugal e na habitação social, que o governo e os partidos políticos, não pretendem resolver.

    ResponderEliminar
  6. Vergonhosa, é a actuação da Secretaria de Estado da Habitação, que perante os problemas existentes dos moradores dos fogos de habitação social em Portugal, nada faz para os resolver.


    A actual Secretaria de Estado da Habitação, é uma autêntica nulidade e apenas serve para dar seguimento à propaganda do Governo do PS.

    ResponderEliminar
  7. Em 2012, quando o IHRU aplicou os valores milionários e incomportáveis de renda apoiada, tinha, na altura, o beneplácito do Governo do PSD/CDS-PP.

    Presentemente, a política de intimidação e de perseguição do IHRU sobre os seus moradores, não se alterou com a mudança do Conselho Directivo do IHRU e continua com o beneplácito do Governo do PS.

    ResponderEliminar
  8. O actual do Governo do PS, já apresenta um nível de nomeações superior ao verificado no Governo do Sócrates e no Governo do Passos Coelho.

    O actual Governo do PS, apresenta verbas do erário público para efectuar nomeações para os seus "boys", mas, não apresenta suficiente disponibilidade financeira para resolver os graves problemas da habitação social em Portugal.

    Uma vergonha.

    ResponderEliminar