Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quinta-feira, 28 de maio de 2015

No bairro da crise

No bairro da crise




Os bairros sociais estão cada vez mais abandonados e os inquilinos recorrem muito à imaginação para reparar ou fazer pequenas obras. As autarquias - os grandes senhorios do país - não têm dinheiro e o governo diz será este o ano da recuperação.


«No bairro da crise» grande reportagem de Marina de Castro com pós produção áudio de João Carrasco.

7 comentários:

  1. Ouvir falar em reabilitação urbana, é um tipo de discurso que os moradores, estão, há muito tempo, habituados e não se tem concretizado, em termos práticos, à excepção de algumas circunstâncias pontuais.

    A lei é muito clara: Quem tem de efectuar obras, é o senhorio e não, os inquilinos...

    ResponderEliminar
  2. No Bairro da crise?

    Mas, quem é que criou a crise?

    Os moradores, não foram com certeza...

    ResponderEliminar
  3. Felizmente que, e como se pode observar na respectiva reportagem, as pessoas que estão ligadas à habitação social, nas câmaras municipais, têm a sensatez de referir que as pessoas que vivem na habitação social, apresentam grandes dificuldades financeiras e têm dificuldades em pagar a renda, ao contrário do presidente do IHRU, Vitor Reis, que prefere efectuar uma falsa propaganda para a comunicação social, em afirmar que os respectivos moradores do IHRU, apresentam altos rendimentos!

    A falsa propaganda do presidente do IHRU, é, felizmente, desmentida todos os dias com factos concretos...

    ResponderEliminar
  4. A vereadora da habitação da Câmara municipal de Lisboa, Paula Marques, refere, na mesma reportagem, que não é o facto de existir um inquilino ou mais, com pelo menos, dois meses de atraso no pagamento da respectiva renda, que irá despejar um morador ( Porque, evidentemente que as pessoas, não têm para onde ir e porque o direito à habitação, é um desígnio constitucional).

    E refere mesmo, que a nova lei para a habitação social, é injusta, no cálculo do valor de renda e na questão relaccionada com o que se encontra previsto, para o respectivo despejo.

    Por sua vez, o IHRU, na sua cultura anti-social, fascista e anti-democrática, já apresentou em Tribunal, uma acção administrativa comum, que visa o despejo dos moradores do Bairro dos Lóios e do Bairro das Amendoeiras, localizados em Marvila, Lisboa, moradores esses, que são, na sua maior parte, pessoas idosas, com baixos rendimentos e com problemas de saúde!

    O presidente do IHRU e a sua equipa de trabalho, são as únicas pessoas deste país, que agem contra os moradores de fogos de habitação social e que fazem uma falsa propaganda à nova lei para a habitação social, que já sofreu e vai sofrendo várias criticas de diferentes sectores da habitação social em Portugal.

    O presidente do IHRU e a sua equipa de trabalho, representam, tudo aquilo que não deve ser a habitação social.

    Somente resta ao presidente do IIHRU e à sua equipa de trabalho, serem exonerados por incompetência e má-fé, na gestão de fogos de habitação social.

    ResponderEliminar
  5. Estou completamente de acordo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O IHRU é um mau gestor dos dinheiros públicos.Gostava de saber quando o IHRU tem gente competente para investigar caso a caso e aplicar as rendas como deve ser. Esses Bairros estão cheios de oportunistas com 2/3 carros em certas habitações a viverem á grande e á francesa a gozar com aqueles que compraram as habitações e que olham pelos edifícios. Têm formas de esconder o que ganham. Com metro à porta mas não dispensam os bons carros, almoçam todos os dias no restaurante pudera pagam rendas de 10 e 12 euros com mais de mil euros de rendimento. Assim também eu. ABRE OS OLHOS IHRU. Assim podem ajudar os que realmente precisam. Têm razão os que dizem que o IHRU não faz nada. Pois se o IHRU fizesse o trabalho de casa era investigar essas situações dos oportunistas e pôr a malta a pagar rendas justas.

      Eliminar
  6. Para que serve o IHRU?

    Para viver à custa dos moradores de fogos de habitação social, que são pessoas idosas, com fracos recursos económicos!

    E ainda por cima, criam uma falsa propaganda, afirmando que ganham bem, tem bons rendimentos, com carros à porta e a viverem à grande e Bla Bla, Bla, Bla, Bla, Bla e mais Bla, Bla, Bla, Bla, Bla, Bla... e mais, todas as mentiras que estão associadas a este tipo de falso discurso, que já não pega.

    O IHRU, que não tem mais argumentos, que não seja, querer viver á custa dos moradores de fogos de habitação social, aplicando rendas elevadas, como se estivesse no mercado particular de arrendamento e comportando--se como se fosse uma agência imobiliária, apresenta um discurso falso e repetitivo, em que se percebe perfeitamente, que o pretendem, é despejar os actuais moradores, para alojarem moradores que pagem os valores de renda milionária, que o IHRU, pretende em fogos de habitação social!... Apesar de tanta intimidação que exercem sobre os mesmos moradores, que são pessoas idosas e com fracos recursos económicos, ainda não o conseguiram...

    Resumindo: O IHRU, não serve para nada.

    O IHRU somente pretende o dinheiro dos moradores.

    ResponderEliminar