Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Assunção Cristas recusa recurso contra aplicação de renda apoiada no Bairro dos Lóios

Moradores tentam agora travar medida através de uma providência cautelar.

A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, recusou o recurso hierárquico apresentado pelos moradores do Bairro dos Lóios, em Lisboa, contra a aplicação da renda apoiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Em comunicado, a comissão de moradores deste bairro da freguesia de Marvila diz ter recebido por parte do presidente do IHRU, Vítor Reis, uma resposta ao recurso hierárquico apresentado a 26 de Abril. De acordo com essa nota, o recurso foi “liminarmente” recusado pela ministra, por considerar a “inexistência de qualquer relação de dependência hierárquica” entre o instituto e o ministério.

( ...)

PÙBLICO, 27 de Maio de 2013
 
PRAVDA, 29 de Maio de 2013

4 comentários:

  1. No meio da barafunda que é a aplicação da Lei da Renda Apoiada a Vereadora Helena Roseta que foi uma das primeiras a querer aplicar a famigerada Lei, quando confrontada com alguns plenários de moradores. Viu que estava a comprar uma enorme guerra.
    Dona de bom senso e juízo, retrocedeu o caminho.
    Reuniu com algumas comissões de moradores, colhendo informações sobre as grandes injustiças da Lei.
    Mas os Governos quer do PS quer do PSD/CDS, não
    querem alterar a Lei.
    Bastava que na forma de calculo fossem contemplados o rendimento liquido e abolidas as horas extraordinárias e outros prémios tais como o subsídio da alimentação;e tendo em conta o rendimento per-capita para a Lei se tornar mais justa.
    O Presidente do IHRU para além de não saber o que diz também não diz o que sabe.
    Temos que ir para a porta do IHRU fazer uma "CEGADA"
    Vamos a eles....

    ResponderEliminar

  2. O comentador, tem toda a razão.

    A questão, é que a cultura deste Governo e a cultura do IHRU, é uma cultura de arrogância e de imposição a todo o custo.

    ResponderEliminar
  3. Como pode a Ministra Assunção Cristas afirmar que não existe uma relacção de dependência entre o seu Ministério e o IHRU, se o Presidente do IHRU, foi precisamente nomeado pela Ministra...

    Estamos na presença de mentira descabida por parte da Ministra e por parte do IHRU.

    ResponderEliminar
  4. A carta do ministerio do ordenamento do territorio datada de12 de fevereiro notou um ligeiro atraso do IHRU no processo de estudo e elaboraçao do novo regime de arrendamento apoiado. Tambem se lê que o governo ficou de apresentar sua proposta durante o primeiro trimestre do corrente ano. Mais informo caso estivesse interessado em adquirir a casa o iHRU teria de apresentar os os varios coeficientes que permitem determinar o valor do fogo segunda a Lei. Mas o IHU diz que não é obrigado a colocar esses coeficientes. O unico coeficiente que é aplicado a todas as habitações ´r 0.68 que corresponde á conservação dos edificados. Todos sabemos que não podem por este coeficienye para todo o edificado porque muitos e muitos deles não tem conservação á alguma á mais de 35 anos e não só

    ResponderEliminar