Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sábado, 9 de junho de 2012

Helena Roseta enviou ao IHRU parecer da CML relativo à revisão e alteração da renda apoiada


A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Helena Roseta, enviou, recentemente, ao presidente do IHRU, Vitor Reis, um parecer da Câmara de Lisboa, relativo à revisão e alteração do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define a renda apoiada.

A iniciativa foi concretizada através de uma carta enviada pela respectiva vereadora ao referido presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

No documento, são explicados um conjunto de aspectos relaccionados com a necessidade de alteração das injustiças que regulamentam o regime de renda apoiada e que tem vindo ao longo dos anos, a dar origem a criticas de diversas entidades associativas e políticas, bem como do antigo Provedor de Justiça, Henrique Nascimento Rodrigues.   

É assim, inadmissível que,  tendo o presidente do IHRU, (bem como o Governo), conhecimento das injustiças e ilegalidades da renda apoiada, e do impacto negativo da sua aplicação em fogos de habitação social, que o mesmo presidente do IHRU, possa ter vindo a público afirmar que o Instituto da Habitação irá aplicar a renda apoiada nos mais de 12 mil fogos do IHRU, espalhados por Portugal.


4 comentários:

  1. O presidente do IHRU, foi apanhado no embaraço das suas contradições, relativamente à renda apoiada.

    Quanto mais estas figuras "falam", maior é o número de mentiras e contradições...

    ResponderEliminar
  2. O presidente do IHRU, não passa de um "moço de recados" do Governo...

    ResponderEliminar
  3. A ministra e o secretário de Estado da área da habitação em Portugal, que se demitam...

    ResponderEliminar
  4. O problema da renda apoiada não é só os seus custos mas sim o quanto custa aos futuros condominos manter fazer obras num predio de 12 pisos com cem habitações e respectiva cave onde se encontram as arrecadaçoes e nunca mas mesmo nunca o lote 232 do bairro dos loios teve intervençao do instituto para reabilitar o mesmo já não falando que este não tem gaz canalizado mas sim bilhas de gas. Será que o instituto já não podia ter resolvido o problema da canalizaçao do gas? Tambem as tubagens da agua no interior do lote e nas respetivas habitaçoes tem estado a arrebentar visto serem mais antigas que o jesus de braga

    ResponderEliminar