Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 15 de março de 2011

Rendas sociais aumentam 800%

José Duarte e a mulher, Rosa Amélia Costa, de 55 e 61 anos respectivamente, vivem no Bairro Rosa, em Almada, e vão ver a sua renda aumentar de 11 para 330 euros. Ele é doente cardíaco, ela deficiente motora, e sobrevivem graças a uma reforma de 700 euros. " Não tenho possibilidades para pagar uma renda tão alta e ninguém empresta dinheiro a um doente cardíaco", lamenta José Duarte.

A história é partilhada pelos restantes moradores deste bairro social e repete-se na Quinta do Cabral, no Seixal – há rendas que sofreram aumentos na ordem dos 800 por cento. Os moradores acusam o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) de "roubo, desleixo e abandono" na manutenção destes bairros sociais, que são habitados sobretudo por idosos, muitos deles com problemas de saúde e que gastam grande parte da reforma na farmácia

(...)

MORADORES ESTÃO DISPOSTOS A IR À LUTA

"Vamos juntar-nos com o Bairro Rosa e estamos dispostos a ir à luta." A garantia é dada por Hermínia Rolo, da Comissão de Moradores da Quinta do Cabral (Seixal), onde os moradores viram as suas rendas aumentar 200%. O que aumenta é também a degradação das casas. "Nalgumas é impossível alguém lá viver", explica a responsável. O presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), António José Batista, visitou o bairro e reconheceu que o estado de muitas habitações é "péssimo", mas por agora só as obras urgentes é que avançam. Os moradores estão a fazer um levantamento dos problemas para apresentar ao IHRU e pretendem uma reunião com a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro.


Correio da Manhã, 15 de Março de 2011

5 comentários:

  1. O que o IHRU, está a cometer no Bairro Rosa em Almada e na Quinta do Cabral, no Seixal, é uma ilegalidade.

    ResponderEliminar
  2. O IHRU, está a cometer uma ilegalidade, que no fundo, vemn da decisão do Governo.

    A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Ferenada do Carmo, deve ser demitida, bem como o presidente do IHRU.

    ResponderEliminar
  3. O Estado português precisa de ser levado a Tribunal nesta questão da renda apoiada.

    ResponderEliminar
  4. Efectivamente, o IHRU, está a cometer uma ilegalidade nos Bairros Rosa, em Almada e na Quinta do Cabral, no Seixal.

    ResponderEliminar
  5. A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, deixará a sua incompetência governativa, com a queda do Governo do Sócrates.

    ResponderEliminar