Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Candidato da CDU defende passagem das habitações do IHRU para o Município de Guimarães

O candidato da CDU à Câmara Municipal de Guimarães defende a passagem da responsabilidade das habitações sociais do IHRU para o Município.

José Torcato Ribeiro que visitou o Bairro de S. Gonçalo, lamentou que o IHRU não realize as obras de reabilitação e conservação reclamadas pelos moradores.

(...)

"Guimarães Digital", 19 de Setembro de 2017

4 comentários:

  1. Há muito tempo que o IHRU perdeu o seu estatuto de utilidade pública...

    ResponderEliminar
  2. O IHRU, deixou de ser uma entidade de utilidade pública para passar a ser uma entidade onde prevalece uma política baseada numa lógica de mercado particular de arrendamento.

    A política de habitação do IHRU, é parecida com o funcionamento de uma agência imobiliária...

    ResponderEliminar
  3. O presidente do IHRU, Vitor Reis e a sua direcção, foram, desde 2012, os responsáveis pela política de despejos verificados na habitação social em Portugal, definida, numa primeira fase, pela Assunção Cristas e numa segunda fase, pelo Moreira da Silva, do PSD.

    Inadmissívelmente, o Governo do PS, ainda não demitiu a actual direcção do IHRU, apesar de todas as atrocidades que a direcção do IHRU, tem vindo a praticar desde 2012!

    O Secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Mendes, nada fez sobre este assunto e vamos agora ver como irá a nova Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, proceder sobre a gestão do IHRU nos seus fogos de habitação social.

    ResponderEliminar
  4. Acho que deveriam passar para a tutela das Câmaras em todo o país e serem vendidas aos seus arrendatários a preços relativos ao seu ano de construção porque têm sido intervencionadas no seu interior pelos seus inquilinos, senão já estavam inabitáveis.

    ResponderEliminar