Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 2 de agosto de 2016

Marcelo promulga decreto sobre arrendamento apoiado

Marcelo Rebelo de Sousa considera que o diploma "tenta minorar, nas duas últimas normas, os efeitos financeiros da sua aplicação ainda durante o ano de 2016".

 

 (...

 

Tvi24, 30 de Julho de 2016

5 comentários:

  1. Somente se pode considerar que existe uma vitória dos moradores quando todos problemas dos moradores relaccionados com a renda apoiada e com o IHRU, estiverem resolvidos, o que ainda não é o caso...

    ResponderEliminar
  2. A renda apoiada, de apoiada, só tinha o nome...

    ResponderEliminar
  3. Foram positivas as alterações efectuadas à lei do arrendamento apoiado.

    No entanto, verdadeiramente, ainda é necessário, observar a lei, com as respectivas alterações efectuadas, e confirmar, através de simulações, se efectivamente, os novos valores de renda, serão ajustados aos respectivos agregados familiares de fogos de habitação social.

    ResponderEliminar
  4. O IHRU, devidamente mandatado pelo anterior do Governo do PSD/CDS-PP, num golpe de traição aos moradores, tudo fez para forçar que os mesmos moradores abdicassem ilegalmente dos antigos contratos de renda social, para os novos contratos de renda apoiada, com valores de renda elevados em habitação social e altamente lesivos para os mesmos moradores.

    E para tal, utilizou todas as estratégias de intimidação que estavam ao seu alcance, chegando mesmo a avançar com processos de despejo em tribunal contra os moradores.

    Posteriormente, foi o Governo do PSD/CDS-PP , ( num acto de vingança sobre os moradores, que não aceitaram a renda apoiada), a criar em 2015, o Novo Regime do Arrendamento Apoiado para Habitação, um regime de arrendamento, feito à medida dos interesses do IHRU, para praticar valores de renda elevados em habitação social e despejar moradores, somente com o recurso às forças policiais!

    Presentemente, os moradores e as suas associações e comissões, não se podem deixar iludir com novas formas ilegais de imposição do arrendamento apoiado, ( que continua a ser do interesse do IHRU), sobre os antigos contratos de renda social.

    Existem ainda questões que não foram resolvidas, ( onde consta a inadmissível gestão do IHRU) e que não podem cair no esquecimento, que é o que pretende o PS e o seu Governo.

    ResponderEliminar
  5. Os valores de renda apoiada, de 300 a 400 euros!, não se coadunam com a habitação social, mas, sim com o mercado particular de arrendamento.

    ResponderEliminar