Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

IHRU interpõe acções judiciais contra os moradores dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras



O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) apresentou, recentemente, no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, uma acção judicial contra os moradores dos fogos de habitação social do Bairro dos Lóios e do Bairro das Amendoeiras, localizados em Marvila, Lisboa.
A respectiva acção judicial, que tem como objectivo o despejo dos respectivos moradores, é assim uma resposta do IHRU às acções judiciais ( Acção Principal e Providência Cautelar) interpostas em 2013, pelos mesmos moradores no referido Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, contra a aplicação da renda apoiada pelo IHRU, desde 2013. Já em Maio de 2014, o IHRU havia interposto uma acção judicial do mesmo género contra os moradores dos fogos de habitação social de Guimarães.

A par do que se tem verificado em todos os bairros de habitação social do IHRU, o referido Instituto, encontra-se assim, a exercer no Bairro dos Lóios e das Amendoeiras, a intimidação sobre os seus moradores, ( com uma idade avançada e com fracos recursos económicos) como forma de os pressionar a efectuar o pagamento dos valores exorbitantes e incomportáveis de renda apoiada, do qual, ainda não existe uma decisão proferida pelo respectivo Tribunal, em sede da respectiva Providência Cautelar e acção principal que decorre no mesmo Tribunal.

O IHRU, continua assim, a sua política anti-social de gestão de fogos de habitação social, com uma preocupação meramente economicista, perseguindo e intimidando os respectivos moradores que contestaram em Tribunal, a aplicação da renda apoiada pelo mesmo IHRU, utilizando, para tal, todos os métodos possíveis que se encontram ao seu alcance.

 

 



 

 

2 comentários:

  1. Mais uma ameaça do IHRU sobre os seus moradores de fogos de habitação social, que apenas serve para os demover de desistirem da luta contra a aplicação da renda apoiada pelo IHRU.

    O IHRU, continua a utilizar todas as suas técnicas com o objectivo de intimidar os moradores com fracos recursos económicos, no sentido de pagarem os elevados valores de renda apoiada, que o IHRU pretende "à força".

    ResponderEliminar
  2. É uma autêntica vergonha, o IHRU, gastar milhares de euros dos contribuintes portugueses, em escritórios de advogados e em acções de despejo sobre moradores de fogos de habitação social, que apresentam dificuldades financeiras.

    O IHRU deixou de ser um Instituto de utilidade pública para passar a ser uma entidade que actua como uma agência que actua no sector imobiliário...

    ResponderEliminar