Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Movimento Contra a Renda Apoiada acusa governo de «fascismo económico»


O Movimento Contra a Renda Apoiada acusou hoje o Governo de “atentado aos direitos dos moradores de fogos de habitação social” e de “fascismo económico”, considerando que segue uma perspetiva meramente economicista no setor.
 

Em comunicado divulgado hoje, o movimento indica que o Governo e o presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Vitor Reis, “manifestaram inadmissivelmente a sua intenção na continuidade da aplicação da renda apoiada, independentemente de qualquer iniciativa legislativa”.

Para o Movimento de Associações e Comissões de Moradores Contra a Renda Apoiada, haverá uma alteração “repentina” do arredamento social nos fogos do IHRU, “violando os princípios consagrados constitucionalmente”.

O movimento recordou as declarações da ministra da tutela, Assunção Cristas, que até ao final do ano vai apresentar uma nova proposta para a alteração da lei de renda apoiada.

“Entretanto, o atual Governo, já deu a indicação ao IHRU para a continuidade da aplicação da renda apoiada nos cerca de 12 mil fogos de habitação social do mesmo Instituto”, lê-se na nota.

A situação económica e social deficitária dos moradores vai “agravar- se mais ainda com a aplicação da renda apoiada, que apresenta valores de renda elevados e incomportáveis” e que “não salvaguarda os direitos dos moradores em matéria de arrendamento social”, acrescentou o movimento.

(...)

"Diário Digital", 13 de Novembro de 2012 

"Dinheiro Digital", 13 de Novembro de 2012

"Ionline", 13 de Novembro de 2012

"Expresso", 13 de Novembro de 2012

"Visão", 13 de Novembro de 2012 

4 comentários:

  1. O Governo é o empregado da Troika e o presidente do IHRU, é o moço de recados do Governo...

    ResponderEliminar
  2. O Presidente do IHRU, mais se parece com o presidente da Fundação D. Fundação D. Pedro IV, Vasco do Canto Moniz, com as suas declarações ao estilo de enviar recados aos moradores.

    Quem paga o elevado ordenado do presidente do IHRU, são precisamente os contribuites.

    Sr. Presidente do IHRU, quem está a mais, é o Sr. e não os moradores...

    ResponderEliminar
  3. A ministra Assunção Cristas, que se demita...

    ResponderEliminar
  4. E o Secretário de Estado do Ordenamento do Território?

    Onde é que se escondeu?...

    ResponderEliminar