Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



terça-feira, 14 de junho de 2011

Homenagem a Joaquim Ferreira


Prestamos hoje homenagem ao nosso camarada e amigo desta luta social e associativa contra a renda apoiada, Joaquim Ferreira, que faleceu no passado dia 7 de Junho de 2011, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

Joaquim Ferreira, antigo morador do Bairro das Amendoeiras, em Marvila e ex-membro do Movimento Contra a Renda Apoiada, esteve sempre connosco, desde o início do Movimento, tendo dado um grande contributo para esta causa, através da sua energia, iniciativa e preserverança, por uma causa em que sempre acreditou e que lutou contra as suas injustiças, mesmo já depois de lhe ter sido diagnosticada a doença que o vitimou, nunca tendo desistido de lutar até ao seu último dia de vida.

Esteve presente em várias reuniões, encontros com grupos parlamentares, reuniões e encontros com entidades associativas, reuniões com moradores e foi um dos redactores das propostas de alteração da renda apoiada, do Movimento Contra a Renda Apoiada, apresentadas à Câmara Municipal de Lisboa, em Junho de 2010, que com a acção do Movimento e do Movimento "Cidadãos por Lisboa", da vereadora Helena Roseta, contribuiram para a aprovação da moção pela alteração da renda apoiada na Assembleia da República, ocorrida na Assembleia Municipal de Lisboa, a 29 de Junho de 2010.

Todos reconhecemos a sua atitude corajosa em lutar contra as injustiças, do qual ele próprio, foi prejudicado, tendo o IHRU lhe aplicado um valor de renda apoiada, quando o mesmo Joaquim Ferreira se encontrava numa situação social e económica delicada.

Aqui ficam as últimas palavras de homenagem da vereadora Helena Roseta a Joaquim Ferreira, no passado dia 9 de Junho de 2011, no programa "Frente a Frente" da SIC.



Um Até Sempre.


4 comentários:

  1. O IHRU Não se preocupa com as dificuldades financeiras das pessoas. Apenas,pensa no seu lucro..

    ResponderEliminar
  2. Uma perca enorme para o Bairro das Amendoeiras, mas fundamental para a luta dee mulheres e homens que diariamente lutam por uma sociedade melhor.

    O Luta Popular online expressa aqui as sentidas homenagens a este Homem e as condolências aos seus familiares e amigos.

    ResponderEliminar
  3. Estes exemplos de luta pelos direitos sociais, devem ser seguidos.

    ResponderEliminar
  4. AO MEU GRANDE "QUIM"
    Amigo e Camarada de LUTA CONTRA A APLICAÇÃO DA INJUSTA LEI DA RENDA APOIADA.
    É com uma enorme saudade com que eu encaro as reuniões dos membros da luta contra a LEI que nos quer tramar a todos.
    Que enorme falta que tu me fazes quando eu quero invocar as Leis os artigos e as normas legislativas que tu tinhas sempre na ponta da língua e que expunhas com tamanha lucidez e sabedoria.
    Quim onde quer que estejas em espírito nunca deixes de iluminar a nossa LUTA.
    UM ATÉ BREVE...

    ResponderEliminar