Clara Jorge, presidente da Associação Bairro Feliz, é uma das residentes mais ativas do Bairro do Pica-Pau Amarelo, em Almada. Ao lado de outros moradores da zona, está decidida a lutar pelo bem-comum dos moradores.
(...)
Movimento de Associações e Comissões de Moradores contra a renda apoiada/arrendamento apoiado
Clara Jorge, presidente da Associação Bairro Feliz, é uma das residentes mais ativas do Bairro do Pica-Pau Amarelo, em Almada. Ao lado de outros moradores da zona, está decidida a lutar pelo bem-comum dos moradores.
(...)
A Secretaria de Estado da Habitação, tutelada por Patrícia Gonçalves Costa (PSD), decidiu recentemente, encaminhar para o IHRU uma queixa/reclamação que a Comissão de Inquilinos do IGAPHE no Bairro dos Lóios, apresentou à mesma Secretaria de Estado, em Outubro de 2024, relativamente à gestão do IHRU no Bairro dos Lóios.
Ver queixa/reclamação apresentada na Secretaria de Estado da Habitação
A Comissão de Inquilinos do IGAPHE no Bairro dos Lóios, dirigiu-se, nos últimos anos, à Provedoria de Justiça e aos partidos políticos com representação parlamentar, relativamente às injustiças que ainda se mantêm na Lei do arrendamento apoiado, definida pela Lei n.º 81/2014, de 19 de dezembro, alterada pela Lei 32/2016 de 24 de Agosto, no entanto, verifica-se que tanto a Provedoria de Justiça bem como, os partidos políticos com representação parlamentar continuam a não pretender analisar e a propor alterações à referida Lei do Arrendamento Apoiado.
Ver queixa apresentada na Provedoria de Justiça em Janeiro de 2015
Ver resposta da Provedoria de Justiça de Dezembro de 2016
Ver queixa apresentada na Provedoria de Justiça em Julho de 2023
Ver resposta da Provedoria de Justiça de Agosto de 2023
Ver exposição enviada aos partidos políticos em Julho de 2023
Elevadores de prédio estão avariados há meses
Lurdes Valente, de 83 anos, morreu após subir os 90 degraus que a separavam de casa. O apartamento, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, está sob gestão da GEBALIS, mas os elevadores estavam constantemente avariados. Naquele dia, no Bairro do Condado, em Marvila, Lisboa, Lurdes não resistiu ao esforço de subir, a pé, até ao sétimo andar.
Uma idosa morreu na sexta-feira em Marvila, depois de ter subido a pé até ao sétimo andar do prédio onde morava, porque os elevadores não estavam a funcionar. Este é um problema recorrente, que já levou os moradores a apresentarem várias queixas.
(...)
Comissão de Moradores de Marvila lamenta morte de moradora e acusa Gebalis