Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Arrendamento Apoiado é o quarto motivo de reclamações dirigidas ao IHRU

O arrendamento apoiado é o quarto motivo de reclamações dirigidas ao IHRU entre Janeiro e Outubro de 2024, através do “ Portal da Queixa”, que somou 5, 2% das respectivas reclamações. Por sua vez, a Habitação social, ocupa o sétimo lugar da tabela, com 1, 9% das reclamações.


" Idealista", 21 de Outubro de 2024

Câmara de Lisboa aprova Carta Municipal de Habitação e fala em investimento de 900ME

Documento, que ainda terá de ser votado pela assembleia municipal, acolhe alterações de PS, BE, Livre e Cidadãos Por Lisboa. Socialistas, que se abstiveram, consideram que carta é um “flop”.

(...)

sábado, 26 de outubro de 2024

Bairro dos Lóios interpela Assembleia da Repùblica e Secretaria de Estado da Habitação sobre a gestão do IHRU

 

A Comissão de Inquilinos do IGAPHE no Bairro dos Lóios apresentou, recentemente, uma exposição/interpelação junto dos grupos de partidos políticos com presença na Assembleia da Repúblicarelativamente à gestão do IHRU no Bairro dos Lóios, desde 2013 a esta parte e apresentou igualmente uma exposição/queixa junto da Secretaria de Estado da Habitação, sobre o mesmo assunto, no seguimento do que se verificou em Setembro de 2017, em Dezembro de 2018 e em Abril de 2023.

No mesmo documento, é efectuada referência à questão dos processos judiciais do IHRU contra os moradores do Bairro dos Lóios, desde 2014  ( nos quais, solicita o despejo; as dívidas de arrendamento ao IHRU, decorrentes da aplicação da renda apoiada pelo IHRU, desde 2013 e que geraram valores de renda elevados e incomportáveis); à falta de assistência por parte do IHRU para a realização de obras e inspecções de gás nos seus fogos de habitação social e às obras efectuadas pelos Inquilinos ao longo dos anos nas respectivas habitações, decorrentes do laxismo e abandono praticado pelo Estado Português ao longo de décadas na gestão dos referidos fogos de habitação social.


Ver interpelação ao Parlamento

Ver interpelação à Secretaria de Estado da Habitação 



sexta-feira, 11 de outubro de 2024

OE2025 facilita transferência de casas do IHRU para autarquias

 O Governo de Montenegro continua empenhado em “libertar imóveis públicos” para o universo de habitação acessível. E nesse sentido incluiu na proposta do Orçamento de Estado para 2025 (OE2025) uma série de pontos que facilitam a transferência de património público para entidades que se comprometam a aumentar a oferta de casas acessíveis no país. Uma delas é o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) que fica autorizado a transferir casas para autarquias.

(...) 

" Idealista", 11 de Outubro de 2024

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Moradores de Marvila foram à CML pedir mais condições

 Vários moradores do Bairro do Condado, em conjunto com as comissões de Moradores e de Utentes de Saúde de Marvila, foram, esta quarta-feira, 9 de outubro, à Praça do Munícipio, onde se localizam os Paços do Concelho, para exigir melhores condições de habitabilidade. Na próxima terça-feira, 15 de outubro, os moradores vão estar reunidos com o presidente do Conselho de Administração da Gebalis, Fernando Angleu.

(...)

" Olhares de Lisboa", 10 de Outubro de 2024