Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Assembleia Municipal de Guimarães quer que Governo retire acções judiciais contra inquilinos do IHRU

A Assembleia Municipal de Guimarães aprovou uma moção que apela ao Governo que retire as acções em Tribunal contra os moradores dos edifícios do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

(...)

"Guimarães Digital", 27 de Dezembro de 2017

11 comentários:

  1. Essas acções que o IHRU, interpôs em Tribunal contra os respectivos moradores, apenas serviram para sustentarem determinados escritórios de advogados, que desenvolvem relacções de promiscuidade com o Estado e com os partidos políticos do arco da governação..

    ResponderEliminar
  2. Os moradores do IHRU, devem estar cautelosos com as rasteiras políticas e falsas boas intenções que se encontram por detrás deste tipo de decisão política.

    A classe política, não se encontra verdadeiramente interessada em encontrar uma solução que seja a melhor para os moradores dos fogos de habitação social do IHRU, mas, sim, está interessada em encontrar uma solução que seja a melhor para eles, classe política...

    ResponderEliminar
  3. Existe, no IHRU, sobretudo, desde há uns anos a esta parte, uma cultura de arrogância, de prepotência, de autoritarismo e de intimidação, que se tem vindo a exercer sobre os respectivos moradores.

    No entanto, se os fogos de habitação social do IHRU, forem transferidos para as Câmaras Municipais, vai-se constatar que a cultura das Câmaras Municipais é igualmente, de arrogância, de prepotência, de autoritarismo e de intimidação, ao mesmo nível ou pior do que a que se verifica no IHRU...

    ResponderEliminar
  4. A classe política e a administração pública portuguesa, cometem ,todos os dias, violações aos mais elementares direitos dos cidadãos, consagrados constitucionalmente.

    Tanto a classe política, bem como, a administração pública em Portugal, tomam decisões contra os cidadãos, em desrespeito pela Constituição da República Portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. Há vários anos, que já estava preparada a mudança gradual do conceito de habitação social, como sendo destinada aos mais pobres para um conceito de habitação social, pervertida e destinada a uma determinada classe média.

    O processo, iniciou-se em 1993, quando, no então Governo de Cavaco Silva, foi criada a renda apoiada, com valores de renda elevados, em habitação social, não destinados para as classes mais pobres ( sendo mesmo insustentáveis para as mesmas classes mais pobres), mas, sim, para uma determinada classe média.

    Entretanto e depois das experiências falhadas de aplicação da renda apoiada, em primeiro lugar, pela Fundação D. Pedro IV nos Bairros dos Lóios e no Bairro das Amendoeiras, em Marvila, Lisboa ( Entre 2005 e 2007) e posteriormente, pelo IHRU, em diferentes bairros, desde 2012 a esta parte, devido à resistência organizada que os moradores do IHRU, têm vindo a desenvolver, desde então, os partidos políticos do arco da governação, trataram de "atirar areia para os olhos" dos moradores, com as alterações que foram efectuadas à lei.

    Primeiro, em 2014, pelo Governo do PSD/CDS-PP e posteriormente, em 2016, pelo PS na Assembleia da República, com o contributo do Bloco de Esquerda e do PCP, proporcionando aos moradores, a ilusão de que lei da renda apoiada/arrendamento apoiado já se encontrava melhorada e verdadeiramente justa, o que não é verdade, pelo contrário.

    Igualmente, como o IHRU, não conseguiu obter as receitas com os altos valores de renda apoiada, que pretendia, desde 2012 nos seus fogos de habitação social, devido à resistência dos respectivos moradores, o Governo do PS, (que tal como todos os Governos, governa contra o povo e nas costas do povo), tem vindo a preparar uma solução, que consiste em desfazer-se dos fogos de habitação social do IHRU para as câmaras municipais, como forma de se livrarem do peso que representa para si, a gestão dos fogos do IHRU, uma vez que os mesmos, não geram assim, as receitas que o Governo e o IHRU, esperavam obter com a aplicação da renda apoiada e os seus altos valores.

    O Governo, pretende assim, transferir os custos de gestão dos fogos de habitação social do IHRU para as câmaras municipais, que depois, irão tentar dar continuidade à política de perversão do conceito de habitação social, com valores de renda elevados em habitação social.

    Em todo este processo, os moradores dos fogos de habitação social de Portugal, têm vindo a ser ultrajados pelo Estado Português e pelos seus respectivos Governos.

    ResponderEliminar
  6. Aos poucos, seguindo a lógica da perversão do conceito de habitação social, tanto, o PS e o Bloco de Esquerda, ( Partidos políticos, que continuam a enganar os eleitores e os moradores com a sua falsa propaganda), fizeram um acordo para introduzir o conceito de renda acessível na habitação social de Lisboa, sendo que a renda acessível, mais não passa de um conceito de renda destinada à classe média e não, aos mais pobres.

    ResponderEliminar
  7. Os partidos políticos pretendem que a habitação social tenha valores de renda mais próximos dos rendimentos da classe média.

    Então, onde pretendem pôr os mais pobres?

    Nas barracas, como se verificava antigamente?...

    ResponderEliminar
  8. A classe política em Portugal e a administração pública portuguesa, vivem à custa do parasitismo e de imputarem aos cidadãos, os custos da sua própria incompetência, parasitismo e corrupção.

    Os cidadãos, devem-se insurgir contra a incompetência, parasitismo e corrupção da classe política e da administração pública em Portugal, que tratam os cidadãos com desprezo, quando, na realidade, são os cidadãos, que sustentam com os seus impostos, os custos do parasitismo, incompetência e corrupção da classe política e da administração pública em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Em Portugal, existem sempre formas de se arranjar verbas do erário público, para a atribuição de "Jobs for the Boys" e avenças para assessores em excesso, bem como, empresas de "amigos" da classe política, mas, para se garantir o direito à habitação aos cidadãos, curiosamente, as verbas públicas escasseiam!

    Os Governos, enganam o povo com a sua retórica, que consiste em tratar os "amigos" da política, como cidadãos de primeira e o povo, como cidadãos de segunda.

    Para tal, usam a mentira política, a arrogância e a falsa propaganda política, ao serviço dos interesses dos que se servem da política para se governarem.

    ResponderEliminar
  10. A política governativa e partidária em Portugal, consiste em criarem-se condições para se roubar legalmente aos cidadãos...

    ResponderEliminar
  11. A política de habitação do PS ( Tanto no Governo, bem como, na Assembleia da República), é tão vergonhosa, que o mesmo PS, está-se a "borrifar" para a situação dos moradores dos fogos de habitação social do IHRU.


    O PS, apenas, pretende ver-se livre dos moradores dos fogos de habitação social do IHRU...

    ResponderEliminar