Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Esclarecimento sobre as alterações do Arrendamento Apoiado no Bairro dos Lóios

Representantes do Bloco de Esquerda, realizaram, no dia 12 de Dezembro de 2016, nas instalações da Associação Tempo de Mudar para Desenvolvimento do Bairro dos Lóios,  uma sessão de esclarecimento com os moradores dos fogos de habitação social do Bairro dos Lóios , localizado em Marvila, Lisboa, sobre as alterações ao Novo Regime do Arrendamento Apoiado para a Habitação, aprovadas em Julho de 2016,  na Assembleia da República.

Bloco de Esquerda I Lisboa
 




19 comentários:

  1. A renda apoiada, não se encontra verdadeiramente justa e precisa ainda de ser melhorada...

    ResponderEliminar
  2. Os moradores, não se devem deixar instrumentalizar por partidos políticos...

    ResponderEliminar
  3. Verdadeiramente, inadmissível, o presidente do IHRU, Vitor Reis, ainda não ter sido demitido...

    ResponderEliminar
  4. Os valores de renda apoiada, acima dos 300 euros, como pretendia o IHRU, nos seus fogos de habitação social!, não se coadunam com a habitação social, mas, sim com o mercado particular de arrendamento...

    ResponderEliminar
  5. Algo de errado se verifica com o Governo do PS, para ainda não ter demitido o presidente do IHRU, Vitor Reis...

    ResponderEliminar
  6. O presidente do IHRU, Vitor Reis, tal como qualquer outro gestor público incompetente, nunca soube gerir o IHRU, com a devida competência e limitou-se a seguir as indicações do Governo do PSD/CDS-PP, na perseguição e intimidação aos moradores dos seus fogos de habitação social, com a aplicação de valores de renda apoiada milionários e incomportáveis!

    E, inadmissivelmente, o Governo do PS, ainda não demitiu o presidente do IHRU, Vitor Reis...

    ResponderEliminar
  7. O funcionalismo público em Portugal, é uma autêntica vergonha...

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de saber se já foram contactados por carta do IHRU para revisão da renda?
    E se já acederam ao site do IHRU ao portal da habitação e respetivo simulador?

    ResponderEliminar
  9. De facto, o IHRU, tem vindo a enviar essas cartas dirigidas aos seus moradores, relativas à revisão da renda apoiada.

    ResponderEliminar
  10. A renda apoiada, foi uma lei feita, em 1993, por encomenda, à medida dos interesses dos então " amigos" do Governo do Cavaco Silva, e modificada para pior em 2014, à medida dos interesses dos "amigos" do Governo do Passos Coelho, onde se inclui o presidente do IHRU, Vitor Reis...

    ResponderEliminar
  11. Alguém já tentou fazer a simulação da sua renda através do simulador que o IHRU tem à nossa disposição?

    ResponderEliminar
  12. Mas que palhaçada é para calcular a renda agora não é pelos rendimentos dos arrendatários mas também pelo valor patrimonial da habitação...

    ResponderEliminar
  13. De acordo com o artigo 21º do Novo Regime do Arrendamento Apoiado para a Habitação, o valor da renda apoiada, é calculado em função dos rendimentos do agregado familiar e não em função do valor patrimonial da habitação.

    ResponderEliminar
  14. De acordo com o simulador do IHRU, o valor patrimonial tributário, é unicamente, indicativo para determinar o valor estimado da renda máxima.

    ResponderEliminar
  15. Para que pretende o IHRU, aplicar a todo o custo, a renda apoiada nos seus fogos de habitação social?

    Para poder manter os níveis de parasitismo dos seus membros de cargos de administração, à custa dos moradores...

    ResponderEliminar
  16. De acordo com o artigo 22º do Novo Regime do Arrendamento Apoiado, " a renda máxima em regime de arrendamento apoiado é a renda máxima aplicável aos contratos de arrendamento para fim habitacional em regime de renda condicionada" .

    Segundo o artigo 3º da Lei n.º 80/2014, de 19 de dezembro, " no regime de renda condicionada, a renda mensal inicial do primeiro contrato ou dos novos arrendamentos resulta da livre negociação entre as partes, mas não pode exceder o duodécimo do produto resultante da aplicação da taxa das rendas condicionadas ao valor patrimonial tributário do fogo no ano da celebração do contrato" .

    " A taxa das rendas condicionadas é fixada por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do ordenamento do território, após audição das associações representativas dos arrendatários e dos proprietários" .

    ResponderEliminar
  17. Progressivamente, com o Novo Regime do Arrendamento Apoiado para Habitação , tanto o Governo do PSD/CDS-PP, bem como o PS, apoiado pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, na Assembleia da República, implementaram uma nova forma de vasculhar a devassa da vida privada dos moradores que vivem nos fogos de habitação social...

    De democrático, pouco existe, em todo este processo...

    ResponderEliminar
  18. Realmente o valor da renda apoiada, era calculado em
    função dos rendimentos do agregado familiar e não em função do valor patrimonial da habitação, mas com o simulador à disposição dos arrendatários vem lá o valor patrimonial de 35000€, mas que palhaçada é esta..

    ResponderEliminar
  19. Aquilo, lá no IHRU, é de fascismo para cima.

    Até, pretendiam por os idosos na rua...

    ResponderEliminar