Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aumento de rendas de bairros do IHRU no Porto preocupa câmara

Porto, 04 fev (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje manifestar preocupação junto do Ministério do Ambiente e do presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) com o aumento das rendas em bairros da cidade.

A proposta foi apresentada pelo vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, e contou com a abstenção dos três vereadores do PSD.

A moção refere que os moradores dos oito bairros que o IHRU tem na cidade receberam em janeiro cartas com o valor dos aumentos e seu escalonamento no tempo, adiantando que "muitos dos aumentos verificados são de grandeza superior" ao valor médio da renda anunciada, que passa "em termos médios dos 27,5 euros mensais para 67 euros".

A preocupação da câmara prende-se com "o impacto social do aumento das rendas nos bairros do IHRU, num contexto continuado de agravamento da situação social e de redução do rendimento disponível às famílias, com particular incidência na cidade do Porto".
A moção destaca ainda a "necessidade de reabilitação dos bairros do IHRU na cidade", nomeadamente o bairro Ramalde do Meio.

O executivo aprovou ainda a proposta da CDU que recomenda à câmara proceder à requalificação e reparação do pavimento e passeios do início da rua de Requesende, que faz cruzamento com a rua Ramalde do Meio.




PORTO CANAL, 4 de Fevereiro de 2014

6 comentários:

  1. O ihru, nao passa de um elefante branco que procura dinheiro desesperadamente para sobreviver...

    ResponderEliminar
  2. A renda apoiada está ferida de ilegalidade e somente pode ser travada com o recurso aos tribunais.

    A classe política em Portugal não está interessada em resolver o problema da renda apoiada, muito pelo contrário. È o próprio Governo quem ordena o IHRU para aplicar a renda apoiada nos seus fogos de habitação social, por forma a terem rendas milionárias em habitação social...

    ResponderEliminar
  3. A roubalheira da renda apoiada, infelizmente, continua com o IHRU aplicar a mesma renda apoiada em todos os seus bairros.

    É importante, os moradores insurgirem-se contra esta vigarice, mas, têm de perceber que somente em Tribunal, conseguem travar a aplicação da renda apoiada.

    ResponderEliminar