Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

IHRU aplica a renda apoiada no Bairro dos Lóios



O Instituto da Habitação e  da Reabilitação urbana (IHRU) encontra-se presentemente a enviar cartas dirigidas aos inquilinos dos fogos de habitação social do  Bairro dos Lóios, localizado em Marvila, Lisboa, a solicitar rendimentos dos agregados familiares para a aplicação da renda apoiada.

O IHRU, encontra-se assim, alterar o sistema de arrendamento social existente no Bairro dos Lóios, para o sistema de arrendamento da renda apoiada, significando, em termos práticos, uma alteração repentina do sistema de arrendamento social existente para a renda apoiada, o que se constitui numa inconstitucionalidade e numa ilegalidade. Igualmente, o IHRU, encontra-se aplicar a renda apoiada, antes de o mesmo sistema de arrendamento ter sido devidamente alterado pelo Governo, tal como já referiu que o iria efectuar até ao final do presente ano, no entanto, ainda sem efeitos, contradizendo o anunciado pelo Governo.

As respectivas cartas, comunicam aos moradores a decisão da aplicação da renda apoiada e solicita os rendimentos do agregado familiar, bem como vários outros documentos, numa extensa lista pidesca, para efeitos de aplicação da renda apoiada, dando um prazo até ao dia 21 de Janeiro de 2013, para a entrega dos respectivos documentos! O IHRU apresenta assim, aos respectivos moradores um prazo muito curto para a entrega dos respectivos documentos, propiciando situações em que os moradores, tenham uma probabilidade elevada de não cumprir os respectivos prazos de entrega da extensa documentação pidesca, favorecendo tal situação, o IHRU, na aplicação do valor do preço técnico, o valor mais elevado que se pode aplicar pelo valor de renda apoiada!

O Movimento Contra a Renda Apoiada, repudia assim, a decisão do IHRU, uma vez que é do conhecimento geral que a renda apoiada é um sistema de arrendamento injusto, permitindo valores de renda muito elevados para os agregados familiares dos fogos de habitação social, sendo desfasados da realidade económica e social dos agregados, já comprovado, inclusive pelo anterior Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, em 2008. Mais inadmissível se torna a posição do IHRU, tendo em conta o facto de em Setembro de 2011, ter sido aprovado na Assembleia da República, uma moção do PS, PSD, CDS-PP e do Bloco de Esquerda, que recomenda ao Governo a alteração do regime de renda apoiada, definido pelo Decreto- Lei nº 166/93 de 7 de Maio.

Muito provavelmente, os moradores de outros bairros, geridos pelo IHRU, estarão, igualmente a receber o mesmo tipo de cartas.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário