Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sábado, 25 de setembro de 2010

Movimento participa em acções de sensibilização sobre a renda apoiada


Os representantes do Movimento Contra a Renda Apoiada estiveram reunidos ontem, dia 24 de Setembro de 2010, nas instalações da Associação de Moradores do Bairro das Laranjeiras, localizado em Moscavide, onde foi realizada uma sessão de esclarecimento sobre a renda apoiada.

Na mesma reunião, foi explicado em que consiste a renda apoiada, as injustiças e implicações negativas decorrentes da sua aplicação, o que é o Movimento Contra a Renda Apoiada, como surgiu e quais as acções que já foram realizadas relativamente à alteração do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define o respectivo regime de arrendamento. No encontro foram entregues cópias para a recolha de assinaturas do abaixo-assinado contra a renda apoiada.

No dia anterior, 23 de Setembro de 2010, a convite do PCP, o Movimento contra a Renda Apoiada, esteve igualmente presente numa reunião efectuada nas instalações da sede do respectivo partido e que contou com a participação com diversas associações de moradores de Lisboa e o presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, Romão Lavadinho, onde se discutiram vários assuntos relativos à habitação, entre os quais, a renda apoiada.

O deputado Miguel Tiago e a deputada Rita Magrinho referiram que se encontram a acompanhar o problema da renda apoiada, bem como a projecto de lei do PCP de alteração do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define o respectivo regime de arrendamento na Assembleia da República. Foi igualmente reforçada a importância para a necessidade de as diversas associações se manterem atentas ao respectivo problema e para a necessidede de mobilizarem no futuro os respectivos moradores.

No dia 29 de Setembro de 2010, o Movimento Contra a Renda Apoiada irá participar novamente no desfile da Jornada de Luta da CGTP, que irá decorrer na Avenida da Liberdade, com o objectivo de dar visibilidade e expressão à luta contra as implicações negativas decorrentes da aplicação da renda apoiada.

15 comentários:

  1. É caso para perguntar:

    Para que é que serve um tal de presidente do IHRU?...

    ResponderEliminar
  2. Os moradores têm de saber que as suas casas estão em risco. Não só de aumentarem as rendas, mas mesmo de serem retirados dessas casas. Principalmente aqueles que têm a renda actual em atraso. Não tenham duvidas, um a um, se não se unirem e resistirem vão ser despejados seja pelo IHRU, pela secretaria de Estado ou pela CML.

    ResponderEliminar
  3. Já não estamos na presença de uma situação de ser uma instituição mafiosa tipo Fundação D. Pedro IV a pretender aplicar a renda apoiada, mas sim o próprio estado, o que torna ainda mais grave toda esta situação.


    Não é legítimo ao Estado pretender aplicar um regime de arrendamento que já se provou que é injusto e originador de valores de renda incomportáveis para os respectivos moradores.

    ResponderEliminar
  4. Agora mais do que nunca os moradores devem estar atentos e unidos!!

    Eles, virão certamente com a desculpa da crise!

    ResponderEliminar
  5. Há crise, mas existe dinheiro para se renovarem frotas de automóveis de gestores públicos inúteis que vivem à custa do dinheiro dos contribuintes.

    Somente o sentimento de desobediência civil, é o único que serve para fazer face a estado de falta de respeito pelos direitos mais elementares dos cidadãos.

    Não é com rendas apoiadas que os cidadãos vão deixar que se lhes retire os seus direitos habitacionais.

    ResponderEliminar
  6. com 4 letrinhas apenas se escreve a palavra OCDE
    Com 4 letras apenas
    Se escreve OCDE
    de todas as encomendas,
    a mais descarada é

    Nem Sócras e nem Teixeira
    Conseguiriam melhor.
    Saído dessa lixeira
    do canudo de doutor,
    Aqui está o relatório
    suscitando o falatório

    Venha lá a austeridade
    que o povo tanto merece
    esbanjou com leviandade,
    o povo. Agora, padece

    Vamos tirar-lhe a migalha
    que inda lhe resta, da mão
    o povo, essa escumalha,
    não precisa comer pão

    Cortemos-lhe na comida
    E na saúde por inteiro
    Se não lhes sarar a ferida
    dá-se trabalho ao coveiro

    Um relatório que aplaude
    aumento, aos pobres, de impostos
    É bem mais do que uma fraude
    São fraudes pra todos os gostos

    ResponderEliminar
  7. Renda apoiada


    "Bloco de Marvila", 28 de Setembro de 2010

    ResponderEliminar
  8. Srª Secretária de Estado


    Olhe que o Movimento anda atento...

    ResponderEliminar
  9. Então amigos,qual a diferença entre o governo
    E a FUNDAÇÃO NAZI ,de Canto Moniz.

    ResponderEliminar
  10. Camara entende que existem 40 a 50 "pesos mortos na Gebalis"

    Plano pormenor da Matinha adiado

    blocodemarvila.blogspot.com

    ResponderEliminar