Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sábado, 28 de junho de 2025

"A população não pode esperar". Centenas de pessoas manifestam-se pelo direito à habitação

Centenas de pessoas participam este sábado, por todo o país, em manifestações convocadas pelo Movimento Porta a Porta - Casa para Viver. 

Em declarações à RTP em Lisboa, uma porta-voz do Movimento pelo Direito à Habitação afirmou que a crise nesse setor “só tem vindo a piorar” e que “a população não pode esperar pela vontade do Governo”. 

 (...) 

 " RTP", 28 de Junho de 2025 

 Fotogaleria. Manifestação em Lisboa junta centenas contra crise na habitação

 

36 comentários:

  1. Em Portugal, nunca existiu uma verdadeira política de habitação.

    Desde o 25 de Abril de 1974, que o sector da habitação, foi entregue aos interesses dos bancos e das construtoras, sendo que nos últimos dez anos, a habitação, foi entregue aos interesses da especulação imobiliária.

    Os sucessivos governos ( PS) e ( PSD) nunca se esforçaram no sentido de resolver verdadeiramente os problemas da habitação em Portugal, sendo que existem inclusive, pessoas ligadas ao Governo e a outros partidos políticos que têm negócios imobiliários.

    Os preço da habitação que se praticam em Portugal, não são compatíveis com os rendimentos das famílias portuguesas e não são compatíveis com os níveis de ordenado que se praticam em Portugal.

    O actual Governo do PSD/CDS-PP, continua a não tomar medidas verdadeiramente importantes, no sentido da resolução do grave problema habitacional que existe presentemente em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Verificaram-se muitas situações em que o antigo IGAPHE, vendeu, entre a década de 90 e a primeira e a segunda década dos anos 2000, habitações aos respectivos moradores, em situações em que as habitações e os prédios onde pertenciam as respectivas habitações, na realidade, não se encontravam em bom estado de conservação para serem vendidadas.

    Entretanto, os respectivos moradores, compraram as casas, no entanto, somente compensou aos moradores, que posteriormente venderam as habitações, uma vez que o custo da manutenção das habitações e dos respectivos edifícios, foi-se tornando cada vez mais difícil e oneroso para os moradores, que são pessoas com recursos financeiros limitados.

    ResponderEliminar