Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Moradores queixam-se de condições “desumanas” de bairro do IHRU em Arcos de Valdevez

 Os moradores no bairro social do Sobreiro, em Arcos de Valdevez denunciam hoje as condições “desumanas” em que vivem e acusam o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a câmara local de não intervirem nas habitações “deterioradas”.

(...)

" Diário do Minho", 19 de Outubro de 2023

BE questiona Governo sobre bairro social em Arcos de Valdevez onde chove dentro das casas

3 comentários:

  1. Há mais de 40 anos que o património do IHRU se encontra num péssimo estado de conservação, levado ao abandono, no entanto, o IHRU, foi o primeiro a modificar os antigos contratos de arrendamento social para a renda apoiada, tendo somente como objectivo, valores de renda elevados em habitação social, em fogos que na realidade, não apresentam as condições mínimas para se efectuarem aumentos de renda.

    O IHRU, continua a lidar com os seus moradores de uma forma prepotente, arrogante e sem respeito pelos mais elementares direitos dos respectivos moradores, em que somente, conta a sua visão economicista da gestão em habitação social.

    ResponderEliminar
  2. O IHRU, na realidade, não cumpre com as suas obrigações legais na qualidade de senhorio, na realização de obras de conservação e de manutenção dos seus fogos de habitação social.

    Já o anterior presidente do IHRU, Vitor Reis, reconheceu que o IHRU é o pior senhorio do país, em entrevista concedida ao jornal “PÚBLICO“, no dia 20 de Maio de 2013, com o título “IHRU é dos piores senhorios do país".

    ResponderEliminar