Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quarta-feira, 19 de setembro de 2018

" Os Verdes ” questionam Governo sobre a ausência de obras por parte do IHRU no Bairro dos Lóios


O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “ Os Verdes”, entregou, no dia 12 de Setembro de 2018, na Assembleia da República, uma pergunta, através do qual, questionam o Ministério do Ambiente, sobre a ausência de obras por parte do IHRU no Bairro dos Lóios.


Exmo Sr. Presidente da Assembleia da República

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “ Os verdes”, informação por parte da Comissão de Inquilinos do Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado ( IGAPHE) no Bairro dos Lóios sobre a falta de realização de obras nos fogos de habitação social desse bairro, localizado na freguesia de Marvila, em Lisboa.”

(…)

7 comentários:

  1. A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, tem sido conivente e tem " fechado os olhos", à vergonhosa política de habitação praticada pelo IHRU.


    A Secretaria de Estado da Habitação, tem conhecimento de que o IHRU, não cumpre com as suas obrigações legais na qualidade de senhorio, e mesmo assim, nada faz relativamente ao mesmo assunto.

    ResponderEliminar
  2. São estes os fogos de habitação social do IHRU, que se encontram num mau estado de conservação, em que o mesmo IHRU, pretendia valores de renda apoiada elevados e incomportáveis para os respectivos moradores.

    Tudo, com o conhecimento e aval dos sucessivos Governos:

    Primeiro, do PSD/CDS-PP e presentemente, do PS...

    ResponderEliminar
  3. O problema do mau estado de conservação das habitações do IHRU, não se verifica somente no Bairro dos Lóios, mas, sim, em todos os bairros do país onde o IHRU, detém a gestão de fogos de habitação social.

    O IHRU é um péssimo senhorio e não cumpre com as suas obrigações legais, infelizmente, com o consentimento da Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho...

    ResponderEliminar
  4. O IHRU, nunca efectuou inspecções periódicas de gás nos seus fogos de habitação social, apesar de ser obrigatório de acordo com a legislação em vigor, violando assim, a lei sobre a referida matéria.

    O IHRU, é o primeiro a não cumprir com as suas obrigações legais na qualidade de senhorio, mas é o primeiro a pretender valores incomportáveis e milionários de renda apoiada em habitação social e interpor processos judicias sobre os seus moradores, visando o seu despejo.

    ResponderEliminar
  5. O IHRU e os seus dirigentes, ainda vivem na idade média da habitação em Portugal e ainda não chegaram ao século XXI. ( Característica da função pública em Portugal).

    "Falar" do IHRU, é o mesmo que "falar" de uma entidade do estado, que tem sido tudo o que não deve ser a gestão da habitação e sobretudo, da habitação social.

    ResponderEliminar
  6. A lei da renda apoiada é, desde o seu início, em 1993, uma lei que cria um efeito de especulação imobiliária na habitação social, pervertendo a natureza do arrendamento social, até então existente.

    Os moradores dos fogos de habitação social, devem lutar contra a especulação imobiliária pretendida com a lei do arrendamento apoiado, que somente, serve os interesses do IHRU e dos "amigos" do Governo.

    ResponderEliminar