Por uma política de habitação justa por parte do IHRU e da gestão municipal



quarta-feira, 19 de março de 2014

IHRU envia cartas aos moradores do Bairro das Amendoeiras com ameaças de acções judiciais

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) enviou, recentemente, cartas dirigidas aos inquilinos dos fogos de habitação social do Bairro das Amendoeiras, localizados em Marvila, Lisboa,  (na sua maior parte idosos), com  ameaças de acções judiciais. O respectivo envio, verificou-se quase um mês, após o IHRU ter enviado o mesmo tipo de cartas aos moradores do vizinho Bairro dos Lóios, em Fevereiro de 2014.

Tal como se verificou com o Bairro dos Lóios, as respectivas cartas enviadas pelo IHRU aos moradores do Bairro das Amendoeiras, omitem a Providência Cautelar que decorre presentemente no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa e comunicam aos moradores que a acção judicial interposta pelos moradores do Bairro da Amendoeiras, no Tribunal Administrativo de Circulo de Lisboa, contra a aplicação da renda apoiada pelo IHRU, não teve os devidos efeitos suspensivos.

Nas cartas, o IHRU recomenda aos respectivos moradores (com fracos recursos económicos) que se dirijam, até ao próximo dia 17 de Abril de 2014!, às instalações do IHRU e que retomem de imediato! o pagamento do valor da renda que lhe foi comunicada, sendo que o respectivo Instituto pode-se ver obrigado " a recorrer à via judicial por falta de pagamento das rendas devidas”.

O IHRU, encontra-se assim, a exercer igualmente no Bairro das Amendoeiras, de uma forma abusiva, a intimidação e a ameaça sobre os seus moradores, ( com uma idade avançada e com fracos recursos económicos) como forma de os obrigar falaciosamente a efectuar o pagamento dos valores exorbitantes e incomportáveis de renda apoiada, do qual, ainda não existe uma decisão proferida pelo respectivo Tribunal, em sede da respectiva Providência Cautelar que decorre no mesmo Tribunal.


2 comentários:

  1. Os moradores do Bairro dos Lóios e do Bairro das Amendoeiras, nunca deixaram de pagar a renda ao IHRU.

    Uma vez que decorre uma Providência Cautelar no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, os moradores, têm vindo a pagar a renda antiga e não, a nova renda apoiada.

    A resposta do IHRU à agência Lusa, é enganadora e serve apenas, para esconder o que verdadeiramente, se está a verificar em termos práticos.

    O IHRU, tem vindo, vergonhosamente, a ameaçar pessoas idosas e com fracos recursos financeiros.

    ResponderEliminar
  2. VEREFICAR O IRS DE CADA UM ENGUILINO E AS PRÓPRIAS CONTAS BANCÁRIAS, PARA VER SE É JUSTO ESSA RENDA? POIS NA VERDADE PAGAREM UMA RENDA HÁ QUARENTA ANOS DE 10.00EUROS TEMOS QUE TER DÓ DOS OUTROS PORTUGUESES QUE Á QUARENTA ANOS TAMBEM PAGAVAM 10.00EUROS E AGOARA PAGAM 500.00EUROS.

    ResponderEliminar